
História e Civilização do Islão
Código
711051049
Unidade Orgânica
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas
Departamento
História
Créditos
6
Horas semanais
4
Língua de ensino
Português
Objectivos
a) Relacionar as diferentes dimensões espacio-temporais da História do Islão desde a Hégira até ao século XVIII.
b) Identificar os principais processos políticos, económicos, sociais e culturais que caracterizaram a História do Islão desde a Hégira até ao século XVIII.
c) Compreender a especificidade religiosa e civilizacional do Islão.
d) Conhecer as principais interpretações historiográficas dos temas estudados.
e) Conhecer a bibliografia fundamental do tema e ser capaz de trabalhar com documentos históricos do mesmo.
f) Desenvolver capacidade de comunicação oral e escrita, integrando um vocabulário e as categorias específicas da história e da civilização islâmica.
Pré-requisitos
Não se aplica
Conteúdo
I. Introdução
1.1. Conceitos elementares
1.2. A época da “ignorância” e a genealogia dos monoteísmos
II. Os Alicerces da Fé e do Estado
2.1. Maomé, líder religioso e político
2.2. O texto sagrado
2.3. Os Ditos do Profeta
2.4. Os pilares da fé e a vivência religiosa
III. As Fracturas Internas
3.1. O problema da sucessão
3.2. As doutrinas carijita, xiita e sunita
IV. O Islão Clássico
4.1. A vaga expansionista
4.2. A relação com os outros Povos do Livro
4.3. O império árabe dos Omíadas
4.4. O império muçulmano dos Abássidas
V. O Islão em Transe
5.1. A emergência de pólos regionais de poder
5.2. A génese do protagonismo dos Turcos
5.3. As Cruzadas e as contra-ofensivas
5.4. Os Mongóis, de conquistadores a convertidos
VI. O Islão “Bárbaro”
6.1. A islamização da Índia e da Ásia marítima
6.2. Os Impérios Mameluco e Timúrida
6.3. Os Impérios Otomano, Safávida e Mogol
Bibliografia
- DUCELIER, Alain; Michel Kaplan; Bernadette Martin & Françoise Micheau, A Idade Média no Oriente – Bizâncio e o Islão dos Bárbaros aos Otomanos, Lisboa, Publicações D. Quixote, 1994.
- GUELLOUZ, Azzedine, «O Islão», in As Grandes Religiões do Mundo, dir. Jean Delumeau, Lisboa, Editorial Presença, 1999, pp. 256-338.
- LAPIDUS, Ira M. & Francis Robinson (ed.), The Cambridge Illustrated History of the Islamic World, Cambridge, Cambridge University Press, 1996.
- SOURDEL, Dominique & Janine Sourdel (dir.), Dictionnaire Historique de l’Islam, Paris, Presses Universitaires de France, 1996.
Método de ensino
Aulas teóricas baseadas em exposições magistrais por parte da docente. Aulas práticas baseadas na discussão de temas
por parte dos alunos, sob orientação da docente, com recurso à apresentação, análise e comentário de fontes, textos
historiográficos, produtos audiovisuais, mapas e outros materiais iconográficos.
Método de avaliação
Realização de um teste (40%). Realização de um trabalho escrito (40%). Assiduidade e participação oral nas aulas praticas
(20%).