
História do Egipto Antigo - 1. semestre
Código
711051102
Unidade Orgânica
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas
Departamento
História
Créditos
6
Professor responsável
Maria Helena Trindade Lopes
Horas semanais
4
Língua de ensino
Português
Objectivos
1. Relacionar as diferentes dimensões espácio-temporais inerentes ao Egipto Antigo	
e concebê-las	numa perspectiva simultaneamente sincrónica e diacrónica;
2. Conhecer o contexto político,social, económico, religioso	 e cultural do Egipto	
Antigo;
3. Conhecer as principais e mais recentes interpretações historiográficas relativos	
aos	temas estudados;
4. Conhecer os principais  documentos	históricos, ser capaz de os analisar e	
interpretar, integrando-os no seu contexto histórico;
5. Desenvolver capacidades de exposição oral e escrita, demonstrando reconhecer os	
principais	conceitos	e a terminologia adequada.
Pré-requisitos
Não se aplica
Conteúdo
1. Sentir o espaço	
O pensamento mítico e a abordagem simbólica.
Caracterização geográfica do	território	e diversidade étnica.
2. Os ritmos da História
Conceito	de História. A Periodização.
3. O	Estado Faraónico
O Faraó:	origem divina da realeza. Transmissão da realeza	e jubileu real.;	O exercício	
do poder;	 A estrutura social e as modalidades do	 quotidiano. A família; As	
actividades económicas
4. O	Universo	Religioso
As cosmogonias; O	 divino: do Demiurgo à pluralidade. O fenómeno do sincretismo	
religioso.	As histórias dos deuses;	O regresso à unidade: a	proposta	de Akhenaton;	O	
culto; Conceito de	 homem; A “piedade”ou“religião pessoal”. A	magia;“Vencer	 a	
morte”: crenças, rituais e textos funerários. As representações do Além. O	culto	
funerário.
5.Expressões	da vida intelectual e artística
A língua e a escrita; A literatura; A	música e	a dança;	As Artes	Plásticas;	Exploração	
do pensamento científico: a medicina, a matemática e	a astronomia.	
Bibliografia
KEMP,	B.,	Ancient	Egypt:	Anatomy	of	a	Civilization,	London:	Routledge,	2018
LOPES,	M.H.T.,	Estudos	de	Egiptologia,	Lisboa:	Associação	Portuguesa	de	Egiptologia,	
2003.
LOPES,	 M.H.T.,	 O	 Egipto	 Faraónico	 – guia	 de	 estudo,	 Lisboa,	 Ed.	 Associação	
Portuguesa	de	Egiptologia,	2003.
LOPES,	M.H.T.,	“Os	‘rostos’	do	combate	no	Egipto	Antigo”	in	Revista	FCSH,	16,	Lisboa,	
Ed.	Colibri,	2005.
LOPES,	M.H.T.,	“Os	Prazeres	no	Médio	Oriente	Antigo”	(ed.)	in	Estudos	Orientais	IX,	
Lisboa,	Instituto	Oriental,	2006.
LOPES,	 M.H.T.,	 “A	 Produção	 Literária	 no	 Egipto	 antigo	 – as	 palavras	 de	 Thot	 ao	
serviço	dos	homens”	in	O	reino,	as	ilhas	e	o	mar	oceano	– estudos	em	homenagem	
ao	Prof.	Doutor	A.	Teodoro	de	Matos,	vol.	I,	Lisboa,	CHAM,	2007.
LOPES,	M.H.T.,	 “A	Educação	Urbana	no	Egipto	Antigo”	in	Olhares	 sobre	a	História.	
Estudos	oferecidos	a	Iria	Gonçalves.	Lisboa,	Caleidoscópio,	2009
Método de ensino
Aulas teórico-práticas e aulas	práticas
Método de avaliação
Dois	elementos de avaliação escritos: um teste e um trabalho.
-Avaliação do desempenho individual nas aulas práticas
