Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

História da Índia - 2. semestre

Código

711051149

Unidade Orgânica

Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Departamento

História

Créditos

6

Professor responsável

Alexandra Pinheiro Pelucia

Horas semanais

4

Língua de ensino

Português

Objectivos

a)Identificar os principais processos políticos, económicos, sociais e culturais que caracterizaram a História da Índia e compreender a respectiva importância.
b)Compreender as especificidades civilizacionais da Índia.
c)Conhecer as principais interpretações historiográficas dos temas estudados.
d)Conhecer a bibliografia fundamental do tema e ser capaz de trabalhar com documentos históricos do mesmo.
e) Desenvolver capacidade de comunicação oral e escrita, integrando um vocabulário e as categorias específicas dos temas abordados


Pré-requisitos

Não tem

Conteúdo

I. O mundo indiano: geografia e povos
II. Os primeiros focos de civilização
III. O impacto das invasões arianas
IV. Bramanismo, Budismo e Hinduísmo
V. Os poderes do Norte e do Sul na época clássica
VI. A islamização, da conquista do Sinde ao Império Mogol
VII. Os bastiões hindus: os principados rajputs, o Império de Vijayanagar e a Confederação Marata
VIII. Influências comerciais e rivalidades europeias
IX. O Raj britânico
X. O caminho para a independência e a Índia de Nehru



Bibliografia

- FRÉDÉRIC, Louis, Dictionnaire de la Civilization Indienne, s.l., Robert Laffont, 1987.
- MARKOVITS, Claude (dir.), Histoire de l’Inde Moderne (1480-1950), s.l., Fayard, 1994.
- MURPHEY, Rhoads, A History of Asia, Upper Saddle River, Pearson Education, 2009 (capítulos relativos à Índia).
- STEIN, Burton, A History of India, Nova Deli, Oxford University Press, 2004.
- THAPAR, Romila, The Penguin History of Early India – From the Origins to AD 1300, Londres, Penguin Books, 2003.

Método de ensino

Aulas teóricas baseadas em exposições magistrais por parte da docente. Aulas práticas baseadas na discussão de temas por parte dos alunos, sob orientação da docente, com recurso à apresentação, análise e comentário de fontes, textos historiográficos, produtos audiovisuais, mapas e outros materiais iconográficos.




Método de avaliação

Realização de dois testes (40% cada). Assiduidade e participação oral nas aulas praticas (20%).

Cursos