Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

História da Arte da Antiguidade Clássica - 1. semestre

Código

711061011

Unidade Orgânica

Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Departamento

História da Arte

Créditos

6

Professor responsável

Nuno Conde Senos

Horas semanais

4

Língua de ensino

Português com apoio tutorial em LE

Objectivos

No final do semestre os alunos deverão ser capazes de:
- Reconhecer as referências culturais essenciais do mundo clássico
- Reconhecer as mais importantes obras de arte e arquitectura do mundo clássico e identificar o essencial dos seus contextos de produção
- Distinguir a produção das diferentes cronologias e geografias discutidas na unidade curricular
- Produzir um discurso oral e escrito sobre as matérias do programa que seja articulado, informado e apoiado em vocabulário especializado
- Conhecer e compreender o essencial da historiografia pertinente

Pré-requisitos

Não aplicável

Conteúdo

Arte Grega
1. Percursores mediterrânicos: As civilizações minóica e micénica.
2. Arquitectura: Períodos arcaico, clássico e helenístico. Tipologias de edifícios e ordens arquitectónicas.
3. Escultura: kouroi e korai; grande escultura clássica; tensão da escultura helenística.
4. Cerâmica: estilo geométrico, figuras negras e vermelhas.
Arte Romana
1. Urbanismo: modelos militares, cardus e decumanus, forum.
2. Arquitectura: arco, abóbada, cúpula. Grandes equipamentos (teatros, arenas, templos, termas, aquedutos). Casa romana. Arcos de triunfo.
3. Escultura: retrato entre a república e o império. Escultura narrativa e os grandes monumentos.
4. Pintura. Mosaico. Pompeia: perspectiva e narração. Domus Aurea e grostesco.
A Redescoberta da Arte Clássica
1. O Renascimento: Vitrúvio; Roma e a reconstrução da Cidade Eterna. A escultura antiga.
2. Winckelmann, Pompeia e o Neo-Classicismo:

Bibliografia

Barkan, Leonard. Unearthing the Past. Archaeology and Aesthetics in the Making of Renaissance Culture. New Haven: Yale University Press, 1999.
Beard, Mary e J. Henderson. Classical Art from Greece to Rome. Oxford: Oxford University Press, 2001.
Fred Kleiner. A History of Roman Art. Boston: Wadsworth, 2006.
Janson, H. W. A Nova História da Arte de Janson. Lisboa: FCG., 2010 (9ª ed.)
Pedley, John Griffiths. Greek Art and Archaeology. New Jersey: Prentice Hall Art, 2007 (4ª ed.)
Onians, John. Bearers of Meaning. The Classical Orders in Antiquity, the Middle ages, and the Renaissance. Cambridge: Cambridge University Press, 1988.
Potts, Alex. Flesh and the Ideal: Winckelmann and the Origins of Art History. New Haven e Londres: Yale University Press, 1994.
Rasmussen, Tom et al. A Handbook of Roman Art: A Survey of the Visual Arts of the Roman World. Londres: Phaidon, 1994.
Richter, Gisela. A Handbook of Greek Art. A Survey of the Visual Arts of Ancient Greece. Londres: Phaidon, 1987 (9ªed.)

Método de ensino

A exposição de matéria e respectiva discussão em sala de aula será complementada pela bibliografia recomendada. Serão também disponibilizados materiais em fotocópia ou pdf. Os powerpoints da cadeira serão disponibilizados no moodle. Serão organizadas visitas de estudo complementares ao programa.
Ensino presencial.

Método de avaliação

Os alunos serão avaliados em função de dois testes, um a meio do semestre (20%), outro no final (40%), de um curto trabalho de investigação apoiado na bibliografia indicada (30%), e da participação nas aulas (10%). Todos os elementos de avaliação são obrigatórios. A realização/entrega atrasada de qualquer elemento de avaliação poderá ser penalizada ou não aceite.

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