Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Sondagens e Estudos de Mercado - 2. semestre

Código

711081046

Unidade Orgânica

Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Departamento

Sociologia

Créditos

6

Professor responsável

Rafael Nuno Gomes Pelote

Horas semanais

4

Língua de ensino

Português

Objectivos

1. Compreender o enquadramento da função marketing research na organização
2. Compreender a importância das fontes de informação e da sua articulação
3. Estar apto a reconhecer a importância da pesquisa documental, sabendo seleccioná-la e analisá-la;
4. Conhecer as metodologias existentes e as respectivas aplicações práticas
5. Conhecer as potencialidades dos estudos de mercado numa óptica de marketing
6. Preparar um briefing para a realização de um estudo de mercado
7. Reconhecer a necessidade de planificação de um projecto e saber desenhá-lo em termos de pesquisa - Conduzir um processo de marketing research
8. Conhecer vários tipos de estudos de mercado existentes e saber adequá-los correctamente a solicitações da área do marketing;
9. Conhecer a funcionalidade dos Estudos de mercado e saber decidir sobre a importância relativa de cada estudo para a gestão do marketing.

Pré-requisitos

Os alunos devem ter completado 48 unidades de crédito ECTS.
É recomendado que os alunos tenham previamente frequentado as cadeiras de Métodos e Técnicas de Investigação: Amostragem e Inquérito e Análise de Dados Univariada e Bivariada.

Conteúdo

1 – Sistemas de Informação de Marketing e Estudos de Mercado
2 – Natureza e âmbito da pesquisa de marketing / estudo de mercado
4.1. Documental:
4.2. Quantitativa:
4.3. Qualitativa:
3 – Como planificar e implementar um estudo de mercado
4.1 - A fase do desenho do projeto
4.1.1 – Definição do problema
4.1.2 – Definição do tipo de estudo
4.1.3 – Definição do universo
4.1.4 – Definição dos métodos e técnicas de abordagem
4.1.5 – Desenho da amostra
4.1.6 – Desenho do questionário
4.1.7 – Definição de timings e custo de implementação
4.2 - A fase da implementação projeto
4.2.1 – Pré teste questionário
4.2.2 – Trabalho de campo e supervisão
4.2.3 – Tratamento da informação recolhida
4.2.4 – Análise da informação recolhida
4.2.5 – Relatório final: Apresentação/divulgação
5 – Tipos e funções de estudos de mercado – ÁREAS TEMÁTICAS
6 – Tipos de estudos de mercado – METODOLOGIAS
7. Normas, ética e deontologia
8. Processo de decisão para a execução da pesquisa de mercado

Bibliografia

Aaker, D., Kumar, V. & Day, G.S. (1998). Marketing research. New York: John Wiley & Sons.
Kinnear, T. & Taylor, J. (1996). Marketing research: An applied approach. New York: McGraw-Hill Sudman, S. & Blair, E (1998). Marketing research: A problem-solving approach. New York: McGraw-Hill

Método de ensino

As aulas teóricas apresentam o conhecimento e estruturam a compreensão dos contextos organizacionais, dos conceitos e das ferramentas, da lógica de planeamento e das normas éticas e deontológicas dos estudos de mercado.
As aulas práticas promovem as competências de aplicação através da realização de exercícios e do acompanhamento contínuo do trabalho de grupo.

Método de avaliação

Estas aquisições de aprendizagem são avaliadas pelo teste escrito e pela clareza da sua exposição e utilização na redacção do trabalho de grupo. As competências de aplicação necessárias ao exercício profissional são avaliadas pelo resultado do trabalho de grupo e pela discussão dos seus resultados.

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