
Teoria e Metodologia das Ciências Sociais - 1. semestre
Código
711081055
Unidade Orgânica
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas
Departamento
Sociologia
Créditos
6
Professor responsável
Rui Santos
Horas semanais
4
Língua de ensino
Português com apoio tutorial em LE
Objectivos
1. Conhecimento e compreensão dos fundamentos da investigação científica;
2. Compreensão das relações entre a argumentação teórica e a informação empírica;
3. Compreensão elementar das diferenças e complementaridades entre as principais estratégias de investigação sociológica (compreensiva/explicativa; indutiva/dedutiva; extensiva/intensiva);
4. Conhecimento e compreensão dos fundamentos das teorias da operacionalização e da mensuração;
5. Capacidade de problematizar situações sociais concretas usando conceitos sociológicos elementares, em aprendizagem em outras disciplinas;
6. Compreensão e capacidade de aplicação elementar da estrutura de um plano de investigação;
7. Capacidade de operacionalizar problemas e hipóteses sociológicas elementares em planos de observação simples;
8. Capacidade de comunicar os procedimentos da investigação de modo rigoroso e significativo.
Pré-requisitos
Não aplicável
Conteúdo
1. “Tratar os factos sociais como coisas”: o conhecimento científico sobre o social
1.1. Ruptura, problematização e construção do conhecimento
1.2. Dúvida metódica: refutabilidade, demonstração e verificação
1.3. Objetivação: método explícito e crítica intersubjetiva
1.4. As metas do conhecimento: compreender e explicar
1.5. Problemas, teorias e hipóteses
2. Estratégias e orientações de investigação
2.1. Indutiva e dedutiva
2.2. Intensiva e extensiva
2.3. Qualitativa e quantitativa
2.4. Compreensiva e explicativa
2.5. Fundamental, aplicada e participativa
3. Teoria, método e investigação
3.1. Relações entre a construção teórica e a construção empírica
3.1.1. Operacionalização e conceptualização: a construção de conceitos e variáveis
3.1.2. O planeamento da investigação como operacionalização
3.2. Fases típicas de investigação e seu planeamento
3.2.1. Investigação bibliográfica
3.2.2. Investigação exploratória e seu aprofundamento
3.2.3. Investigação para teste de hipóteses
Bibliografia
Boudon, R. [s.d.]. Os métodos em sociologia. Lisboa: Edições Rolim.
Durkheim, E. (2001/1894). As regras do método sociológico. Lisboa: Presença.
Gilbert, N. (ed.). (2008). Researching social life. London: Sage.
Guerra, I. C. (2006). Pesquisa qualitativa e análises de conteúdo: Sentidos e formas de uso. Cascais: Principia.
Popper, K. (1989). Em busca de um mundo melhor. Lisboa: Fragmentos.
Quivy, R., & Van Campenhoudt, L. (2016). Manual de investigação em ciências sociais. Lisboa: Gradiva.
Silva, A. S., & Pinto, J. M. (ed.). (1990). Metodologia das ciências sociais. Porto: Edições Afrontamento.
Weber, M. (1997/1924). Conceitos Sociológicos Fundamentais. Lisbon: Edições 70.
Método de ensino
Aulas teóricas (50%): sessões de exposição dos conteúdos programáticos da unidade curricular.
Aulas práticas (50%): trabalho acompanhado sobre bibliografia e outros materiais de apoio; exercícios e testes para avaliação formativa e sumativa.
Método de avaliação
A. Trabalho em grupo acompanhado nas aulas práticas para avaliação formativa, sem classificação sumativa.
B. Quatro exercícios escritos individuais nas aulas práticas, para avaliação sumativa. A média das três melhors classificações obtidas nestes exercícios constitui 50% da classificação final de frequência.
C. Dois testes escritos presenciais. A média das classificações obtidas nestes testes constitui 50% da classificação final de frequência.