
Prospectiva Demográfica
Código
711081067
Unidade Orgânica
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas
Departamento
Sociologia
Créditos
6
Horas semanais
4
Língua de ensino
Português com apoio tutorial em LE
Objectivos
1. Aprender a pensar e a trabalhar com recurso a instrumentos técnicos suportados numa epistemologia prospetiva;
2. Capacidade de antecipação de futuros da demografia (dimensão populacional e composição por sexos e idades) pela articulação das técnicas de projeção com a análise de tendências;
3. Conhecimento e compreensão das metodologias de construção de cenários demográficos prospetivos;
4. Capacidade de construção de cenários demográficos prospetivos;
5. Capacidade de comunicação rigorosa dos procedimentos e resultados da análise demográfica prospetiva;
6. Competência para apoiar a definição, a implementação e a monitorização de políticas públicas de planeamento estratégico.
Pré-requisitos
Ter concluído um mínimo de 108 créditos ECTS e recomenda-se que tenha frequentado a disciplina de Temas Sociológicos Contemporâneos
Conteúdo
1. Introdução à prospetiva como ciência
1.1. Pensamento prospetivo
1.2. Projeções demográficas enquanto instrumento de planeamento
2. Cenários referenciais
2.1. Tábuas de mortalidade
2.2. Populações estáveis e estacionárias
3. Cenários tendenciais
3.1. Método das componentes por coortes
3.2. Aplicação ao caso português
4. Tendências demográficas em curso e desafios sociais associados
Bibliografia
Antunes, M.A. (2010), Projecções demográficas: Aplicação de um Modelo Demo-Informático na Guiné-Bissau. Lisboa: CPES.
Carrilho, M.J. (2005). “Metodologias de cálculo das projeções demográficas: aplicação em Portugal”. Revista de Estudos Demográficos (37), pp. 5-24.
Chaunu, P. & Renard, J. (2003). Essai de prospective démographique. Paris: Fayard.
Coale, A. & Demeny, P (1966). Regional model life tables and stable populations. Princeton: Academic Press.
Girosi, Federico, and Gary King. 2008. Demographic Forecasting. Princeton: PUP.
Godet, Michel (2007, 2ª edição). Prospectiva Estratégica: problemas e métodos, Paris: Laboratoire d´Investigation Prospective et Stratégique.
INE (2008). Projeções de população residente em Portugal 2008-2060. Lisboa: INE.
Mendes, M.F. & Rosa, M.J. (2013), Projeções 2030 e o futuro. Lisboa: FFMS.
Stover, J. & Kirmeyer, S. (2005). DemProj - Versión 4. Washington: Futures Group.
UN (2013). World Population Prospects - The 2012 Revision, 4 Volumes, New York.
Método de ensino
- 1 aula semanal de 2 h, de caráter expositivo, sobre a matéria teórica, com argumentação docente e apresentação e discussão de textos, e demonstração de exercícios.
- 1 aula semanal de 2 h, de caráter prático, para realização e resolução de exercícios práticos.
A distribuição de tempo entre aulas expositivas e práticas é equivalente (50% cada), e a presença em ambas é obrigatória (e sujeita a registo).
Ensino presencial.
Método de avaliação
- 1 lesson weekly (2 h) with a expositive profile, about theoretical material with teaching argumentation and presentation and discussion of texts, and demonstrative exercises.
- 1 lesson weekly (2 h) with a practical profile, including the resolution of practical exercises (5 as minimum).
The annual distribution of time between expositive and practical lessons is equivalent, and students presence is mandatory.