Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Gestão dos Recursos Humanos - 2. semestre

Código

711081072

Unidade Orgânica

Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Departamento

Sociologia

Créditos

6

Professor responsável

João Manuel Gonçalves, Susana Carvalho e Silva

Horas semanais

4

Língua de ensino

Português com apoio tutorial em LE

Objectivos

1. Conhecimento e compreensão do papel e da função da gestão dos recursos humanos (GRH) nas Organizações;
2. Compreensão da evolução da função GRH no último século, a par das principais mudanças económicas / políticas e sociais;
3. Conhecimento dos diferentes subsistemas de GRH e das respetivas formas e abordagens de operacionalização;
4. Capacidade de construir funções e modelos de competências e de os operacionalizar, interligando-os aos diferentes subsistemas de GRH;
5. Conhecimento e compreensão das tendências, interdependências e sustentabilidade na GRH.

Pré-requisitos

Ter concluído um mínimo de 48 créditos ECTS

Conteúdo

I.A gestão de pessoas e a gestão global das organizações
O que é a gestão de pessoas?
A gestão de pessoas em pequenas, médias e grandes organizações
A importância estratégica das pessoas nas organizações
Estratégia de negócio e estratégia de recursos humanos
O “papel”, missão e políticas de gestão de recursos humanos
II.Modelos de descrição de funções e de gestão por competências
A importância do conhecimento das funções
Descrição e análise de funções
Modelos de competências
Definição de perfis de competência
III.A Gestão integrada de capital humano
O processo de recrutamento e selecção, principais métodos e técnicas
Integrar e socializar
Novos paradigmas de desenvolvimento e de crescimento nas organizações
Gestão de talentos e retenção
Motivar, avaliar e recompensar
IV.Cultura organizacional e performance
A importância estratégica da cultura organizacional
A gestão por valores
A cultura organizacional enquanto fonte de atratibilidade

Bibliografia

Armstrong, M. (2009). Armstrong´s handbook of human resource management practice. Londres: Kogan Page.
Caetano, A. & Vala, J. (2000). Gestão de recursos humanos. Lisboa: RH.
Cunha e Pina, M., et al (2004). Manual de comportamento organizacional. Lisboa: RH.
Goleman, D. & Boyatzis, R. (2002). Os novos líderes. Lisboa: Gradiva.
Green, P. (1999). Building robust competencies. Jossey Bass Publishers
Hofstede, G. (1991). Culturas e organizações. 1991. Lisboa: Sílabo.
Jesuíno, J.C., (1987). Processos de liderança. Lisboa: Horizonte.
Thévenet, M. (1990). Cultura de empresa. Lisboa: Monitor.
Ulrich, D. (2005). The HR value proposition. Cambridge MA: Harvard Business School Press.

Método de ensino

Todos os tópicos do programa são objecto de uma ou mais aulas teóricas, intercaladas com o mesmo número de aulas práticas. Cada aula teórica expõe os conceitos, enquadramento teórico, modelos e abordagens. Nas aulas teóricas os alunos são incentivados a interagirem e a questionarem quer uns com os outros, quer, sobretudo com o professor.
As aulas práticas trabalham a compreensão, a discussão e a expressão oral e escrita, bem como a transposição para a experiência e realidade quotidiana nas organizações. São organizadas em torno de casos de leitura obrigatória, distribuidos ao longo do semestre, previamente lidos, servindo para a discussão e feedback em torno de perguntas estruturadas nas aulas. Os alunos apresentam e recebem feedback. Os casos têm como objectivo a integração dos conceitos, a aplicação a situações reais e a discussão e tomada de decisão em grupo.

Método de avaliação

A avaliação da cadeira resulta de um teste escrito no final do semestre (50%) e da avaliação nos casos práticos (50%).

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