
Literatura e Cinema - 1. semestre
Código
711091155
Unidade Orgânica
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas
Departamento
Estudos Portugueses
Créditos
6
Professor responsável
Clara Maria Abreu Rowland
Horas semanais
4
Língua de ensino
Objectivos
Pretende-se desenvolver competências de compreensão e produção, a nível escrito e oral, e consolidar capacidades de reflexão e de argumentação aplicadas ao estudo das relações entre literatura e cinema e à análise fílmica. A capacidade de constituição de relações e problemas teóricos será trabalhada a partir do estudo das obras seleccionadas e do tópico proposto. Particular relevo será dado à articulação entre artes e ao diálogo interdisciplinar.
Pré-requisitos
n/a
Conteúdo
O programa incidirá sobre as relações entre Literatura e Cinema, através da análise crítica de um conjunto de filmes que, centrado sobre a figura do escritor (autor de cartas, argumentos, diários, romances), permita interrogar diferentes representações da autoria e da escrita no cinema. Serão estudados e comentados filmes de João César Monteiro (Sophia de Mello Breyner Andresen), Max Ophuls (Letter from an Unknown Woman, Le Plaisir), Nicholas Ray (In a Lonely Place), Pedro Almodóvar (La Ley del Deseo), Satyajit Ray (Charulata), François Truffaut (L’Homme qui aimait les femmes), Jean-Luc Godard (Le Mépris) e Gus van Sant (Paranoid Park).
Bibliografia
BAZIN, Andrè, Qu’est-ce que le Cinéma?, Éditions du Cerf, 2002 .
BÉRTOLO, José e ROWLAND, Clara (ed.), A Escrita do Cinema: Ensaios. Documenta, 2015.
CAVELL, Stanley, Contesting Tears: The Hollywood Melodrama of the Unknown Woman. Chicago: University of Chicago Press, 1996.
CLOAREC, Nicole (ed.), Lettres de cinéma. De la missive au film-lettre. Presses Universitaires de Rennes, 2007.
CONLEY, Tom, Film Hieroglyphs: Ruptures in Classical Cinema. University of Minnesota Press, 1991.
GAUDREAULT, Andrè, From Plato to Lumière - Narration and Monstration in Literature and Cinema, University of Toronto Press, 2009.
ROWLAND, Clara e CONLEY, Tom (eds.), Falso movimento: ensaios sobre escrita e cinema. Edições Cotovia, 2016.
Método de ensino
Aulas expositivas com componente integrada de discussão. Comentário em aula dos filmes analisados.
Método de avaliação
A avaliação será feita a partir da média ponderada de três elementos obrigatórios: dois exercícios escritos e um trabalho relacionado com as linhas gerais do programa.
