Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Seminário de Francês - 2. semestre

Código

711111087

Unidade Orgânica

Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Departamento

Línguas, Culturas e Literaturas Modernas, Secção de Estudos Espanhóis, Franceses e Italianos

Créditos

12

Professor responsável

Christina Dechamps

Horas semanais

4

Língua de ensino

Português

Objectivos

a)Saber reflectir sobre o romance de língua francesa do século XX;
b) ser capaz de fazer um comentário de texto, articulando-o com a produção literária contemporânea;
c) ter capacidade crítica para analisar o pensamento teórico, sabendo articular alguns conceitos com a leitura das obras estudadas no programa;
d) adquirir capacidade para elaborar um trabalho de investigação fundamentado sobre um dos temas tratados, utilizando bibliografia especializada e trabalhando com alguns dos conceitos estudados no âmbito dos Estudos Literários ou dos Estudos de Cultura.

Pré-requisitos

Nível médio de conhecimento da língua francesa.

Conteúdo

A) A Teoria
1. A tradição crítica: o estruturalismo, o pós-estruturalismo e a desconstrução
2. O pensamento feminista: Hélène Cixous e Julia Kristeva
3. A recepção problemática dos Estudos de Cultura e dos Estudos Pós-Coloniais em França
4. Uma nova História da Literatura?
5. A «crise» dos Estudos Literários e a defesa das Humanidades

B) Espaço e identidades na ficção contemporânea
1. La peste de Albert Camus
2. Nouvelles orientales de Marguerite Yourcenar
3. L´amant de Marguerite Duras
4. Vaste est la prison de Assia Djebar

Bibliografia

Compagnon, A. (2007). «XXeme siècle». In Mélonio, F., Marchal, B., Noiray, J. & Compagnon, A. (dir.) , La littérature française: dynamique et histoire. Paris: Folio, p. 676-843.
Cixous, H. (2010). Le rire de la Méduse : et autres ironies . Paris : Galilée.
Derrida, J. (1996). Le monolinguisme de l´autre. Paris: Galilée.
Hollier, D. (dir.) (1993). De la littérature française. Paris: Bordas.
Kidd, W. & Reynolds, S. ( eds.) (2000). Contemporary French Cultural Studies . London: Routledge.
Kristeva, J. (2003). Le génie féminin: la vie, la folie, les mots. Paris : Gallimard.
McDonald, C. & Suleiman, S. R. (2011). French Global. A New Approach to Literary History . New York: Columbia University Press.
Schaeffer, J.-M. (2011). Petite écologie des études littéraires. Pourquoi et comment étudier la littérature? Vincennes: Éditions Thierry Marchaisse
Tonnet-Lacroix, É. (2003). La littérature française et francophone de 1945 à l´an 2000. Paris: l´Harmattan.

Método de ensino

Exposições sobre os diferentes pontos do programa.
Discussão dos trabalhos apresentados.
Orientação tutorial, tendo em vista a elaboração do trabalho de investigação.
A avaliação de conhecimentos implica a presença em 2/3 das sessões realizadas e faz-se mediante a apresentação de um trabalho de investigação que deverá provar o conhecimento dos pontos tratados bem como a capacidade para lidar, de uma forma crítica, com os conceitos estudados.

Método de avaliação

Apresentação de um ensaio nas áreas do seminário:
- Ensaio escrito (80%);
- Apresentação oral e defesa do ensaio (20%)

Cursos