
Estética dos Media - 2. semestre
Código
722011006
Unidade Orgânica
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas
Departamento
Ciências da Comunicação
Créditos
10
Professor responsável
Maria Teresa Cruz
Horas semanais
3 letivas + 1 tutorial
Língua de ensino
Português
Objectivos
1) Apreender a problemática específica de uma Estética dos Media e as perspectivas teóricas e metodológicas que para ela concorrem;
2) Apreender criticamente algumas das caracterizações da cultura moderna e contemporânea (tais como «cultura audiovisual», «cultura do entretenimento»,«cibercultura»);
3) Identificar tendências da experiência e cultura actuais a partir do programa percorrido nesta unidade curricular.
Pré-requisitos
n.a.
Conteúdo
I. A modernidade estética : Sensibilidade e Razão
I.1.A experiência estética e a «razão sensível»
I.2. Formas da sensibilidade e «regime estético»
II. O Dispositvo Estético
II.1. Dispositivo Economia e mediação
II.2. Estética dos media
III. Tecno-Estética
III.1. Os media modernos: dispositivo e percepção
III.2. Os novos media e a nova sensibilidade artificial
Bibliografia
AGAMBEN, Giorgio, Qu’est-ce qu’un dispositif ? Paris, Payot & Rivages, 2007 (Che cos’ è un dispositivo?, Nottetempo, 2006)
BENJAMIN, Walter, «A obra de arte na era da sua possibilidade de reprodução técnica», in A Modernidade. Obras Escolhidas, vol. 3. Assírio & Alvim, 2006.
DEUTSCH, David, «Virtual Reality», The Fabric of Reality, Penguin Books, 1997, pp. 98-122
KITTLER, Friedrich, Film, Grammophon, Typewriter (Introdução), Stanford University Press, 1999 ( Berlin, Brinkman & Brose, 1986)
MERLEAU-PONTY, M., Phénoménologie de la perception, Paris, Gallimard, 1945
RANCIÈRE, Jacques, Estética e Política. A Partilha do Sensível, Porto, Dafne Editora, cap.1. (Le Partage du Sensible: Esthétique et Politique, Paris, La Fabrique, 2000)
VALÉRY, Paul, «A conquista da ubiquidade», in Revista de Cominicação e Linguagens, Nr. 34, 2005, pp. 313-315. («La conquête de l’ubiquité » (1928), in OEuvres, tome II, Pièces sur l’art, Nrf,Gallimard, Bibl. de la Pléiade, 1960)
Método de ensino
- exposição oral para exploração teórica do programa
- comentário de textos da bibliografia
- análise crítica de exemplos em aula (II.2.)
- incentivo à participação oral nas aulas, através da discussão dos textos da bibliografia obrigatória
Método de avaliação
Participação oral na aula (50%)
Teste escrito (50%)