Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Alteridades - 2. semestre

Código

722011026

Unidade Orgânica

Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Departamento

Ciências da Comunicação

Créditos

10

Professor responsável

Maria Lucília Marcos

Horas semanais

3 letivas + 1 tutorial

Língua de ensino

Português

Objectivos

a) Compreender a dimensão relacional da experiência.
b) Reconhecer a universalidade e a diversidade.
c) Reconhecer que pensar é necessariamente “pensar com...” e “pensar entre...” (sujeitos, afectos, representações, objectos, imagens, conceitos,).
d) Perceber a persistência de um “resto” incomensurável com o “mesmo”.
e) Reflectir sobre articulações e separações, sobre relações e interrupções.
f) Perceber que a “mesmidade” é sempre contaminada pela alteridade e que o “outro” aspira também ao lugar do “mesmo”.






Pré-requisitos

Não aplicável

Conteúdo

A – Fundamentos da intersubjectividade.
B – Dimensões do Reconhecimento.
C – Hermenêutica narrativa.




Bibliografia

AGAMBEN, Giorgio (2002), L’Ouvert. De l’homme et de l’animal, Paris: Payot et Rivages.
BECK Ulrich (2006), Revue Sciences Humaines, n.176.
DELEUZE, Gilles (1968), Différence et Répétition, Paris: Minuit.
DELEUZE, Gilles (1991), Qu’est-ce que la philosophie?, Paris: Minuit.
HONNETH, Axel (1995), The Fragmented World of the Social, NY, New York Press.
KEARNEY, Richard (1984), Poétique du possible, Phénoménologie Herméneutique de la Figuration, Paris: Beauchesne.
KEARNEY, Richard (2002), On Stories, London, Routledge.
KEARNEY, Richard (2003), Strangers, Gods and Monsters, Interpreting Otherness, London, Routledge.
MARCOS, Maria Lucília, (2008), Reconhecimento. Do desejo ao direito, Lisboa, Colibri.
RICOEUR, PAUL (2005), Parcours de la reconnaissance, Paris, Folio Essais.
VOGEL, Mathias (2012). Media of Reason. A Theory of Rationality, Columbia Univ. Press

Método de ensino

Teórico-prático (60% + 40%): trabalho de seminário (exposição, leitura e comentários)



Método de avaliação

1) Participação nas sessões.
2) Realização das leituras propostas
3) Apresentação oral no seminário
4) Trabalho escrito

Cursos