Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Ciberespaço, Media e Interacção - 2. semestre

Código

722011034

Unidade Orgânica

Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Departamento

Ciências da Comunicação

Créditos

10

Professor responsável

Graça Rocha Simões

Horas semanais

3 letivas + 1 tutorial

Língua de ensino

Português com apoio tutorial em LE

Objectivos

Aquisição de competências para uma reflexão rigorosa e realização de trabalhos de investigação sobre o conceito de (tele)presença em articulação com conceitos correlatos (i.e. interacção e interactividade) tendo em vista a compreensão de contextos e comportamentos comunicacionais digitais concretos. (Tele)presença é um estado de percepção no qual ignoramos o papel da tecnologia e nos sentimos presentes em ambientes e/ou conectados a pessoas, coisas e acontecimentos que experienciamos via tecnologia. Por exemplo, ficamos “perdidos”/envolvidos no “mundo” de um jogo electrónico ou museu virtual; somos “convencidos” pelo realismo de imagens digitais de todo o tipo; interagimos com os computadores ou outras máquinas “inteligentes” como se tivessem personalidades próprias e sentimo-nos como se estivéssemos fisicamente “com” uma pessoa com quem falamos ao telefone ou via vídeo-conferência.

Pré-requisitos

n.a

Conteúdo

A mediação tecnológica; relações humano-tecnologia; interacção humano-tecnologia: modelo conceptual de enquadramento

O que é o Ciberespaço? Da utilidade actual do conceito de Ciberespaço.

Interacção e interactividade. Interacção activa e passiva. O \"lugar\" das interfaces.
Do design da interacção e da experiência mediada.

Imersão, envolvimento (engagement) e fluxo.

Telepresença; da presença em tele-operação/tele-robótica e Realidade Virtual (RV) à presença em outros contextos cibermediados. Da presença social à co-presença.

Agentes artificiais: bots e robots (e outros)


Bibliografia

Idhe, Don (1990). Technology and the Lifeworld – From Garden to Earth. Bloomington and Indianopolis: Indiana University Press.
Kiousis, S. (2002). ”Interactivity: a concept explication”. New Media & Society, Vol. 4, September, pp. 355-383.
Kiran, A. (2012). \"Technological Presence: Actuality and Potentiality in Subject Constitution\". A Journal for Philosophy and the Social Sciences.
Heeter, C. (1992). “Being There: The Subjective Experience of presence”. Presence: Teleoperators and Virtual Environments. Cambridge, Mass. : MIT Press, pp. 262-271.
Lee, K.M. (2004).”Presence, Explicated”. Communication Theory, 14(1), 27-50.
Lombard, M. & Ditton, T. (1997). “At the Heart of It All: The Concept of Presence”.
Obana, F.; Tori, R. (2010). “Conceitos de Presença”. São Paulo.
Zhao, S. (2004). Toward a Taxonomy of Copresence. Department of Sociology, Temple University, Philadelphia.


Método de ensino

Ensino presencial.
O Método de Ensino procura equilibrar componentes expositivas, com a desejável participação activa dos estudantes, e componentes de natureza prática (proporção estimada de 60% para componente teórica e 40% para componente prática).

Método de avaliação

- É avaliada a participação e contributo activos dos estudantes nas sessões do seminário tanto individualmente (elaboração de dois trabalhos escritos individuais curtos com apresentação e discussão oral) como em trabalhos de grupo (40%).
- Um trabalho final escrito e individual (3000-4000 palavras) sobre tema a definir com apresentação e discussão em sala de aula (60%)

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