Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Documentário - 2. semestre

Código

722011046

Unidade Orgânica

Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Departamento

Ciências da Comunicação

Créditos

10

Professor responsável

José Manuel Costa

Horas semanais

3 letivas + 1 tutorial

Língua de ensino

Português

Objectivos

Genericamente, pretende-se que o aluno ganhe aptidão e competências para problematizar o documentário enquanto componente da arte cinematográfica, tanto do ponto de vista da análise como da criação.
Concretamente, pretende-se que o aluno:
1. compreenda a génese e a evolução da ideia do documentário no contexto do cinema e das artes ao longo do século XX;
2. ganhe competência para relacionar etapas relevantes do documentário com momentos de inflexão da história do cinema e com paradigmas teóricos do cinema;
3. reforce a capacidade de construir grelhas de leitura da história da arte cinematográfica;
4. adquira a capacidade de analisar questões teóricas relacionadas com o realismo ontológico do filme;
5. adquira competências de análise do cinema documental e do cinema tout court.
6. compreenda a natureza específica dos projectos de criação nesta área e seja capaz de elaborar e desenvolver esse tipo de projectos.

Pré-requisitos

Não aplicável. 20 vagas: 15 (para estudantes do Mestrado em Ciências da Comunicação); 5 (para estudantes do Mestrado em Antropologia).

Conteúdo

a) Problematização da identidade: o documentário como movimento artístico e como agente anti-convencional; o documentário como metonímia (o confronto com o real como questão intrínseca da imagem cinematográfica).
b) Pólos de evolução: problemática do advento; precursores; documentário e vanguardas em finais dos anos 20; o documentário de 30; relações com o paradigma teórico formativo; a revolução do cinema directo; pólos do documentário de 60; exploração do tempo e incidências sobre o tratamento do espaço; articulação com o paradigma teórico realista; o
documentário pós-anos 60 (transformações de linguagem, novo papel da montagem); percursos no documentário contemporâneo.
c) Releitura da história do cinema a partir desta evolução: documentário, realismo e construção do cinema moderno; o documentário nas fronteiras do cinema e nas novas áreas de cruzamento entre as artes.
d) Questões conceptuais e metodológicas no desenvolvimento de um projecto de documentário (projecto prático).

Bibliografia

ROSENTHAL, Alan (ed) / CORNER,John (ed), New Challenges for Documentary, Manchester, Manchester University Press, 2005, 507 p
NICHOLS, Bill (2001), Introduction to Documentary, Indiana Univ. Press
NICHOLS, Bill (1991), Representing Reality: Issues and Concepts in Documentary, Bloomington, Indianapolis: Indiana Univ. Press
MARSOLAIS, Gilles (1997), L’Aventure du Cinéma Direct Revisité, Laval-Québec: Les 400 Coups
GRANT, Barry Keith (1992), Voyages of Discovery: the Cinema of Frederick Wiseman, Urbana: University of Illinois Press

Método de ensino

Aulas teórico-práticas (50% / 50%)
Todas as aulas incluem exposição de matéria e apresentação de excertos de filmes, analisados pelo professor e seguidos de discussão colectiva. Ao longo do semestre cada aluno realiza um filme de cinco minutos, exibido e discutido colectivamente em aula.

Método de avaliação

A avaliação incide sobre este trabalho, incluindo três etapas com ponderação diferente na nota final: apresentação de projecto escrito (20%); apresentação e discussão de primeira versão filmada (20%); apresentação e discussão de trabalho final (60%).

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