Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Mundos Virtuais - 2. semestre

Código

722011065

Unidade Orgânica

Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Departamento

Ciências da Comunicação

Créditos

10

Professor responsável

António Câmara (FCT/UNL)

Horas semanais

3 letivas + 1 tutorial

Língua de ensino

Português

Objectivos

A cadeira de Mundos Virtuais baseia-se num conjunto de seminários sobre tecnologias associadas à Web, mundos virtuais, realidade aumentada, e objectos inteligentes. Os estudantes são encorajados a gerar ideias para novas soluções, desenvolverem protótipos, e ainda \"pitches\" para potenciais clientes/investidores.

Pré-requisitos

Não aplicável

Conteúdo

Introdução. Geração de ideias. Inteligência colectiva. Realidade virtual. Realidade aumentada. Objectos inteligentes. Robótica. Computação ubíqua. Tecnologias e novas formas de narrativa. Desenvolvimento de protótipos (software). Desenvolvimento de protótipos (hardware). Planos de negócio. \"Crowdfunding\". Desenvolvimentos futuros. Apresentação de projectos

Bibliografia

Adam Greenfield, Everyware, New Riders, Berkeley, 2006
Antonio Camara, Environmental Systems, Oxford University Press, New York, 2002.
Bill Buxton, Sketching User Experiences, Morgan Kauffman, Burlington, 2010
Oliver Bimber e Ramesh Raskar, Spatial Augmented Reality, AK Peters, Natick, 2005
Toby Segaran, Programming Collective Intelligence, O´Reilly, Sebastopol, 2007


Método de ensino

A cadeira é baseada num conjunto de seminários criados para inspirar os estudantes. Uma lista de leituras recomendadas completa a componenete lectiva.

Método de avaliação

A avaliação é baseada no desenvolvimento de um protótipo.

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