Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Marketing Especializado - 1. semestre

Código

722011100

Unidade Orgânica

Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Departamento

Ciências da Comunicação

Créditos

10

Professor responsável

Filipe Mascarenhas Serra

Horas semanais

3 letivas + 1 tutorial

Língua de ensino

Português

Objectivos

Do ponto de vista da utilização das ferramentas básicas, preparar os discentes para a concepção, produção e comunicação de um plano estratégico/evento cultural quer na área profissional, quer na área académica; Colaboração/profissionalização em produtoras de eventos culturais e/ou instituições culturais

Pré-requisitos

Os alunos deverão ter já um conhecimento básico de marketing, nomeadamente as diferentes políticas que compoem o marketing-mix, análise SWOT e PEST

Conteúdo

1. Introdução
1.1 Conceitos gerais – Marketing aplicado às instituições, organizações e actividades culturais
1.2 Particularidades do mercado cultural
1.3 Divulgação cultural por sectores (segmentação) – Património, Museus, Bibliotecas e Livro; Artes performativas e visuais; Cinema, audiovisuais e multimédia; Actividades socioculturais
1.4 Posicionamento e diferenciação (branding das organizações culturais)
1.5 Definição de estratégias de marketing-mix
2. Elaboração de um plano estratégico de marketing cultural (aplicável a organizações ou a eventos culturais)
2.1 Concepção – Manifesto; Missão; Programa; Objectivos e estratégia; Análise SWOT; Análise e estudo de públicos
2.2 Produção - Planificação; Financiamento (mecenato, patrocínio, permutas e apoios institucionais); Aspectos logísticos; Relações públicas; Recursos humanos;
2.3 Comunicação – Política de comunicação; Publicidade; Marketing digital; Material de propaganda (gráfico e audiovisual); Material de merchandising




Bibliografia


- Hill, Elizabeth; O’Sullivan, Terry; O’Sullivan, Catherine (2003), Creative Arts Marketing, Oxford: Buttenworth-Heinemann (2nd edition)
- Abreu, Miguel (2006), Guia das artes visuais e do espectáculo, Lisboa: Instituto das Artes/Ministério da Cultura
- Colbert, François (2000), Le Marketing des Arts et de la Culture, Montréal: Gaetan Morin Éditeur
- Reis, Ana Carla Fonseca (s.d.), Marketing Cultural e financiamento da cultura, São Paulo: Editora Thompson
- Kolb, Bonita M. (2000), Marketing – Cultural Organizations, Oak Tree Press
- Curvelo, Rita (2009), Marketing das artes em directo, Lisboa: Quimera
- Bourgeon-Renault, Dominique (2009), Marketing de l’Art et de la Culture, Paris: Dunod
- Kotler, Neil; Kotler, Philip (1998), Museum Strategy and Marketing, San Francisco: Jossey Bass Publishers

Método de ensino

Ensino: Aulas de cariz essencialmente prático, constituídas por exposição de matéria e reuniões de trabalho com os grupos a escolher pelos alunos; cada Grupo deverá apresentar um projecto/plano estratégico de um evento cultural

Método de avaliação

Avaliação: A classificação final da disciplina resulta de 2 elementos de avaliação, considerados com diferentes índices de ponderação: I - Trabalho de grupo – 50%; II - Uma prova escrita (individual) de avaliação – 50%
- Se, no conjunto dos 2 elementos de avaliação, o aluno obtiver: nota igual ou superior a 10 valores, será aprovado; nota de 8 ou 9 valores, será sujeito a exame; nota igual ou inferior a 7 valores, será reprovado;
- A ausência de 1 dos 2 elementos de avaliação implica a realização de exame;

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