
Produção de Conteúdos Audiovisuais e Interativos - 1. semestre
Código
722011166
Unidade Orgânica
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas
Departamento
Ciências da Comunicação
Créditos
10
Professor responsável
Andreia Teles Vieira, João Palmeiro
Horas semanais
3 letivas + 1 tutorial
Língua de ensino
Português
Objectivos
Esta UC visa dar resposta a um conjunto de práticas digitais. A adaptação de conteúdos, do desenho da arquitectura de informação e do tratamento da imagem digital constituem valência de conhecimento teórico-práticos indispensáveis a uma correcta compreensão do fenómeno.
Assim constituem objectivos:
- saber aplicar o conceito e estruturação de conteúdos a diferentes meios e linguagens;
- desenvolver a dimensão digital do storytelling;
- interpretar atitudes comportamentais dos utilizadores face aos conteúdos;
- operacionalizar estratégias de desenho da navegação para a web e o mobile;
- aplicar os conceitos e metodologias para produzir um esboço (wireframe) de uma página.
Pré-requisitos
n.a.
Conteúdo
1. Comunicação e novos media 2. Dimensões digitais da literacia
3. Gestão e organização de projectos multimédia
4. Introdução à arquitetura da informação
5. Design para a web
6. Criação de um layout para a web
7. Introdução ao áudio e vídeo digitais
Bibliografia
- Andleigh, P. e Thakrar, K. (1996). Multimédia Systems Design. Upper Saddle River: Prentice Hall;
- Bourne, J. (2009). Web Video: Making it Great, Getting it Noticed. CA, Berkeley :Peachpit Press
- Meikle, G. (2016). Social media: communication, sharing and visibility. Routledge, Taylor & Francis Group - Levy, J. (2015). UX Strategy: How to Devise Innovative Digital Products that People Want. California: O’Reilly Media
- Morville, P. (2004). A Brief History of Information Architecture. In: A. Gilchrist and B. Mahon (eds). Information Architecture: Designing Information Environments for Purpose, Facet Publishing;
- Morville, P., & Rosenfeld, L. (2007). Information architecture for the World Wide Web. Sebastopol, CA: O’Reilly.;
- Paiano, R., Guido, A. L., Pandurino, A. (2009). Designing Complex Web Information Systems: integrating Evolutionary process Engineering. HERSHEY, PA – USA: Information Science Reference;
- Panczuk, S. (2011). La Net Generation dans l´entreprise. Louvain-la-Neuve: De Boeck;
Método de ensino
A disciplina será leccionada em Unidades de Aprendizagem distribuídas ao longo do semestre. Os recursos podem ser compostos por vídeos, textos do docente, documentos de outros autores, apresentação de casos práticos. O diálogo pedagógico-didáctico entre professor, alunos e saberes será implementado através de: presença, forum, skype e mail.
A par da exposição teórica e da apresentação de casos práticos enunciados, terão, ainda lugar,outras actividades, de forma a contemplar uma participação activa, colaborativa dos estudantes
Método de avaliação
Avaliação formativa e sumativa. São considerados vários momentos de avaliação de reflexão ou de pesquisa ao longo do semestre e um outro momento de avaliação ocorrerá no final do deste e tem a forma de uma prova presencial, com a duração de 2horas;
Os resultados das avaliações são expressos na escala numérica de 0 a 20 valores. São considerados, na avaliação de conhecimentos, outros elementos tais como a participação e colaboração de cada estudante, com os outros estudantes e com o professor, ao longo do semestre.
Resultado final = 40%(Participação-Colaboração e outros trabalhos) + 60%(Avaliação final) / 2