
Estética e Ontologia - 1. semestre
Código
722031042
Unidade Orgânica
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas
Departamento
Filosofia
Créditos
10
Professor responsável
João Pardana Constâncio
Horas semanais
3 letivas + 1 tutorial
Língua de ensino
Português
Objectivos
1) Adquirir um conhecimento crítico aprofundado de teses e problemas fundamentais da Estética e da Ontologia, bem como dos pontos de contacto, ou até de uma possível raiz comum, destas duas disciplinas tradicionais da filosofia;
2) Adquirir um conhecimento crítico aprofundado do modo como certas teses e problemas fundamentais da Estética e da Ontologia se enquadram na tradição filosófica;
3) Adquirir a capacidade de relacionar a história da Estética e da Ontologia com a história da Arte e da Cultura;
4) Reconhecer a importância do estudo da tradição filosófica para a compreensão de questões actuais da Estética e da Ontologia.
Pré-requisitos
Não aplicável
Conteúdo
Segundo Deleuze, a obra de Bacon escapa à lógica da representação (ou figuração) na pintura e, além disso, implica, implicitamente, a rejeição do conceito moderno de “sujeito” e, portanto, também a rejeição de concepções modernas (por exemplo, kantianas) quer do artista e da criação artística, quer do espectador e da “sensação” que constitui o ponto de vista do espectador. O seminário procurará mostrar como este questionamento deleuziano da representação e da subjectividade tem origem no pensamento de Nietzsche. Por outro lado, procurará discutir até que ponto a crítica da modernidade em Nietzsche e Deleuze consegue efectivamente superar esses conceitos de representação e de subjectividade.
A reflexão sobre estes temas far-se-á com base na leitura, análise e comentário simultaneamente do Livro V da Gaia Ciência, de Nietzsche, e da Lógica da Sensação, de Bacon.
Bibliografia
CONSTÂNCIO, João, Arte e niilismo. Nietzsche e o enigma do mundo, Lisboa, tinta-da-china, 2013
CONSTÂNCIO, João/ BRANCO, Maria João Mayer/ RYAN, Bartholomew (eds.), Nietzsche and the Problem of Subjectivity, Berlin/ Boston, De Gruyter, 2015
DELEUZE, Gilles, Francis Bacon. Logique de la sensation, Éditions du Seuil, 1981 (repr. 2002)
DELEUZE, Gilles, Francis Bacon, Lógica da Sensação, trad. J. M. Justo, Lisboa, Orfeu Negro,2011
MARTON, Scarlett/ BRANCO, Maria João Mayer/ CONSTÂNCIO, João (org.), Sujeito, décadence e arte. Nietzsche e a modernidade, Lisboa e Rio de Janeiro, tinta-da-china, 2014
NIETZSCHE, F., Kritische Studienausgabe, Colli, G./ Montinari, M. (ed.), Berlin, Walter de Gruyter, 1980, 15 vols.
Método de ensino
(a) most classes are dialogued lectures, (b) several of them work as a \\"seminar\\" (with reading, commentary, and analyses of texts), (c) other classes (so-called \\"practical\\" classes) consist in critical discussions — with the students — of previously presented themes and problems.
Within the context of a protocol signed with the Fundação Calouste Gulbenkian, the philosophical analyses of works of art will fundamentally focus on examples from the collections of the Museu Calouste Gulbenkian and the Centro de Arte Moderna (CAM). Maria João Branco will teach a set of classes on key-works of the CAM and their relevance for the course’s themes.
Método de avaliação
(d) O 1º elemento de avaliação é um trabalho escrito com cerca de 12 páginas (70%).
(e) O 2º elemento de avaliação consiste numa breve apresentação e discussão oral (20%).
(f) assiduidade e a participação (10%).