Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Filosofia da Educação - 2. semestre

Código

722031072

Unidade Orgânica

Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Departamento

Filosofia

Créditos

10

Professor responsável

Luís Manuel Bernardo

Horas semanais

3 letivas + 1 tutorial

Língua de ensino

Português

Objectivos

a) Mobilizar as competências, os conhecimentos e as experiências adquiridos no primeiro ciclo para compreender os problemas típicos da Filosofia da Educação;
b) Desenvolver processos de aprofundamento reflexivo, assentes no conhecimento detalhado dos sistemas filosóficos, relativamente ao campo da educação;
c) Reflectir sobre o contributo específico da Filosofia da Educação para os dilemas actuais relativos ao sentido da educação;
d) Interpretar o sentido filosófico dos textos educativos;
e) Desenvolver as capacidades de análise, interpretação crítica, investigação e comunicação.

Pré-requisitos

Não aplicável.

Conteúdo

1. Problemas epistemológicos: Filosofia da Educação e Filosofia; Filosofia da Educação e Ciências da Educação;
2. A educação como problema filosófico: análise das principais referências teóricas,
3. Aspectos da racionalidade educativa: as matrizes conceptuais; os pressupostos; as antinomias; os valores; as finalidades;
4. Aspectos da textualidade educativa: as metáforas, os implícitos textuais, a ordem do discurso.

Bibliografia

- AA VV, A Companion to Philosophy of Education, Oxford, Blackwell, 2006.
- AAVV, The Blackwell Guide to Philosophy of Education, Oxford, Blackwell, 2002.
- ALMIBURU, M. (ed.), Claves de la Filosofia de la Educación, Madrid, Dikynson, 2003.
- AVANZINI, G./MOUGNIOTTE, A., Penser l’éducation : pourquoi ? pour quoi ?, Lyon, Chronique Sociale, 2012.
- CARVALHO, A. (coord.), Dicionário de Filosofia da Educação, Porto, Porto Editora, 2006.
- HOUSSAYE, J. (dir.), Education et Philosophie, Paris, ESF, 1999.

Método de ensino

Exposição participada; análise textual; apresentação conjunta da investigação individual.

Método de avaliação

Participação nas actividades do Seminário; apresentação oral de um dos textos a analisar; trabalho final escrito sobre um dos temas ou uma das obras do programa (5 a 10 páginas)

Cursos