
Filosofia da Educação - 2. semestre
Código
722031072
Unidade Orgânica
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas
Departamento
Filosofia
Créditos
10
Professor responsável
Luís Manuel Bernardo
Horas semanais
3 letivas + 1 tutorial
Língua de ensino
Português
Objectivos
a) Mobilizar as competências, os conhecimentos e as experiências adquiridos no primeiro ciclo para compreender os problemas típicos da Filosofia da Educação;
b) Desenvolver processos de aprofundamento reflexivo, assentes no conhecimento detalhado dos sistemas filosóficos, relativamente ao campo da educação;
c) Reflectir sobre o contributo específico da Filosofia da Educação para os dilemas actuais relativos ao sentido da educação;
d) Interpretar o sentido filosófico dos textos educativos;
e) Desenvolver as capacidades de análise, interpretação crítica, investigação e comunicação.
Pré-requisitos
Não aplicável.
Conteúdo
1. Problemas epistemológicos: Filosofia da Educação e Filosofia; Filosofia da Educação e Ciências da Educação;
2. A educação como problema filosófico: análise das principais referências teóricas,
3. Aspectos da racionalidade educativa: as matrizes conceptuais; os pressupostos; as antinomias; os valores; as finalidades;
4. Aspectos da textualidade educativa: as metáforas, os implícitos textuais, a ordem do discurso.
Bibliografia
- AA VV, A Companion to Philosophy of Education, Oxford, Blackwell, 2006.
- AAVV, The Blackwell Guide to Philosophy of Education, Oxford, Blackwell, 2002.
- ALMIBURU, M. (ed.), Claves de la Filosofia de la Educación, Madrid, Dikynson, 2003.
- AVANZINI, G./MOUGNIOTTE, A., Penser l’éducation : pourquoi ? pour quoi ?, Lyon, Chronique Sociale, 2012.
- CARVALHO, A. (coord.), Dicionário de Filosofia da Educação, Porto, Porto Editora, 2006.
- HOUSSAYE, J. (dir.), Education et Philosophie, Paris, ESF, 1999.
Método de ensino
Exposição participada; análise textual; apresentação conjunta da investigação individual.
Método de avaliação
Participação nas actividades do Seminário; apresentação oral de um dos textos a analisar; trabalho final escrito sobre um dos temas ou uma das obras do programa (5 a 10 páginas)