
Estética e Estudos Artísticos - 1. semestre
Código
722031091
Unidade Orgânica
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas
Departamento
Filosofia
Créditos
10
Professor responsável
João Pardana Constâncio
Horas semanais
3 letivas + 1 tutorial
Língua de ensino
Objectivos
1) Adquirir um conhecimento crítico aprofundado dos problemas fundamentais da Estética e dos Estudos
Artísticos;
2) Adquirir um conhecimento crítico aprofundado do modo como certas teses e problemas fundamentais da
Estética e dos Estudos Artísticos se enquadram na tradição filosófica;
3) Adquirir a capacidade de relacionar a história da Estética com a história da arte e da cultura;
4) Reconhecer a importância do estudo da tradição filosófica para a compreensão de questões actuais da arte
e das práticas artísticas.
Pré-requisitos
n.a.
Conteúdo
Neste seminário, propõe-se, em primeiro lugar, uma reflexão sobre a história da Estética, desde Platão e Aristóteles até aos nossos dias, mas com especial enfoque em Kant e Nietzsche, bem como em autores mais recentes, como Deleuze, Heidegger ou Rancière. Esta reflexão visa mostrar como o estudo da história da Estética continua a ser hoje fundamental para a investigação nas diferentes áreas dos Estudos Artísticos. Com este fim em vista, o seminário tratará algumas das principais questões da história da Estética:
1. A definição de “arte” (essencialismo vs. pluralismo)
2. Mimese e verdade (Platão, Aristóteles, Kant)
3. Arte e subjectividade (Nietzsche & Deleuze)
4. Arte e finalidade/ arte e valores (Kant, Nietzsche, Rancière)
5. O belo e a rejeição do belo na arte contemporânea
6. O sublime
Bibliografia
CONSTÂNCIO, João, Arte e niilismo: Nietzsche e o enigma do mundo, Lisboa, tinta-da-china, 2013
GAUT, Berys/ LOPES, Dominic M., The Routledge Companion to Aesthetics, Third Edition, London/ New York, Routledge, 2013
LEVINSON, Jerrold, The Oxford Handbook of Aesthetics, Oxford, Oxford University Press, 2003
PIPPIN, Robert B., After the Beautiful: Hegel and the Philosophy of Pictorial Modernism, London and Chicago, University of Chicago Press, 2014
WICKS, Robert L., European Aesthetics: A Critical Introduction from Kant to Derrida, London, Oneworld, 2013
Método de ensino
(a) A maior parte das aulas são de exposição dialogada, isto é, de exposição teórica mas com espaço para perguntas e intervenção dos alunos, bem como para a leitura de passagens relevantes dos textos em análise.
(b) Algumas aulas são leccionadas no chamado “regime de seminário”, i.e., consistem em leitura, comentário e análise de texto.
(c) Por fim, algumas aulas consistem na discussão — com os alunos — de matérias já expostas e dos problemas que elas levantam.
Em função de um protocolo assinado com a Fundação Calouste Gulbenkian, procurar-se-á partir da análise de obras dos acervos do Museu Calouste Gulbenkian e do Centro de Arte Moderna (CAM). A Dr.ª Maria João Branco leccionará um módulo sobre obras-chaves do CAM e a sua relevância para os temas do curso.
Método de avaliação
(d) O 1º elemento de avaliação é um trabalho escrito com cerca de 12 páginas (70%).
(e) O 2º elemento de avaliação consiste numa breve apresentação e discussão oral (20%).
(f) assiduidade e a participação (10%).