
Ambiente e Mudanças Globais - 2. semestre
Código
722041025
Unidade Orgânica
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas
Departamento
Geografia e Planeamento Regional
Créditos
10
Professor responsável
José Eduardo Ventura
Horas semanais
3 letivas + 1 tutorial
Língua de ensino
Português
Objectivos
1. Conhecer os impactes do Homem no ambiente;
2. Identificar os principais problemas ambientais da actualidade e suas consequências;
3. Caracterizar as principais modificações do ambiente e sua evolução;
4. Perceber a relevância da alteração do clima no ambiente;
5. Relacionar a interferência do Homem no ambiente com as mudanças globais;
6. Avaliar a implementação de políticas de adaptação e mitigação.
Pré-requisitos
Não tem
Conteúdo
1) Introdução à problemática do ambiente e das mudanças globais
2) Evolução da intervenção do Homem no ambiente ao longo dos tempos
3) Carácter global da relação entre o Homem e o ambiente na atualidade
4) Principais problemas contemporâneos com repercussões a nível global: crescimento da população, pressão sobre os recursos e mudança climática
5) Intervenção do Homem na biosfera e suas consequências ao nível da vegetação, solos, meios hídricos, atmosfera, morfologia, agricultura, saúde humana
6) Mudança climática, incertezas, retroações, cenários previstos e respectivas consequências
7) Medidas/políticas de adaptação e mitigação.
Bibliografia
Brown, L. R. (2006). Plan B 2.0: Rescuing a Planet Under Stress and Civilization in Trouble. Nova York: Earth Policy Intitute, pp. 3-40.
Goudie, A. (2000). The Human Impact on the Natural Environment (5ª ed.). Oxford: Blackwell, pp. 1-36 e 419-433.
Nordhaus, W. (2013). The Climate Casino: Risk, Uncertainty, and Economics for a Warming World. London: Yale University Press, pp.149-182.
Pittock, A. B. (2005). Climate Change. Turning up the Heat. Londres: Earthscan. pp.133-206.
Reid, H. (2014). Climate Change and Human Development. Londres: Zed Books, pp. 1- 17 e 223-250.
Santos, F. D. (2012). Alterações Globais. Os desafios e os riscos presentes e futuros. Lisboa: Fundação Francisco Manuel dos Santos, pp 21-136 e 159-181.
Schipper, E. L. F. & Burton, I. (eds.) (2009). Adaptation to climate change. London: Earthscan, pp. 1-89.
Método de ensino
- Aulas teóricas com apresentação dos conteúdos programáticos de Ambiente e Mudanças Globais com promoção da interação estudante-professor;
- Aulas participativas, com promoção da interação estudante-estudante e estudante-professor com apresentação dos trabalhos do seminário;
- Aulas de supervisão do trabalho de investigação.
Método de avaliação
- Leitura de um conjunto de textos temáticos, que serão objecto de avaliação num teste escrito presencial. [40%]
- Elaboração de um trabalho escrito ou preparação e realização de visita de estudo com apresentação de relatório. [15%]
- Elaboração de um ensaio escrito apoiado em bibliografia e informação documental diversa, resultante de pesquisa autónoma. [35%]
- Participação. [10%]
[Segundo as Normas de Avaliação da FCSH a proposta de elementos de avaliação a apresentar aos alunos na 1ª aula pode sofrer ajustamentos, designadamente na % de cada elemento.]
Cursos
- Gestão do Território - Área de Especialização em Planeamento e Ordenamento do Território
- Gestão do Território - Área de Especialização em Deteção Remota e Sistemas de Informação Geográfica
- Ensino de Geografia no 3.º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário
- Gestão do Território - Área de Especialização em Território e Desenvolvimento
- Gestão do Território - Área de Especialização em Ambiente e Recursos Naturais