Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

SIG e Análise Espacial - 1. semestre

Código

722041062

Unidade Orgânica

Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Departamento

Geografia e Planeamento Regional

Créditos

10

Professor responsável

Rui Pedro Julião

Horas semanais

3 letivas + 1 tutorial

Língua de ensino

Português

Objectivos

a) Dominar o vocabulário específico da Ciência e Sistemas de Informação Geográfica (SIG)
b) Compreender os fundamentos da informação geográfica
c) Conhecer o mercado nacional de informação geográfica
d) Compreender os fundamentos do planeamento e gestão de projectos SIG
e) Explorar estruturas de dados para análise de problemas espaciais
f) Desenvolver metodologias de análise espacial
g) Aplicar processos de análise espacial em plataformas tecnológicas

Pré-requisitos

Não tem

Conteúdo

1) Introdução
1.1) Conceitos e definições
1.2) Exemplos de processos de análise espacial
2) O mercado nacional de informação geográfica
2.1) A Infra-estrutura Nacional de Informação Geográfica
2.2) As instituições públicas
2.3) As empresas
3) Planeamento e gestão de projetos SIG
3.1) As organizações
3.2) Ferramentas de pensamento estratégico
3.3) Análise e planeamento de projetos
3.4) Implementação e gestão de projetos
4) Princípios de análise espacial em SIG
4.1) Modelação geográfica
4.2) Análise vectorial
4.3) Análise raster
5) Projeto

Bibliografia

Burrough, P. & Mcdonnell, R. (1998). Principles of Geographical Information Systems (2nd ed.). Oxford, UK: Oxford Univ Press.
Julião, R.P. (2001). Tecnologias de Informação Geográfica e Ciência Regional: Contributos Metodológicos para a Definição de Modelos de Apoio à Decisão em Desenvolvimento Regional. Lisboa: UNL. http://www2.fcsh.unl.pt/docentes/rpj/tese/TIGDR.pdf
Longley, P., Goodchild, M., Maguire, D. & Rhind, D. (2005). Geographical Information Systems and Science (2nd ed.). Nova Iorque, NY: John Wiley & Sons.
Matos, J.L. (2008). Fundamentos de Informação Geográfica (5ª ed.). Lisboa: LIDEL.
Tomlinson, R. (2013). Thinking About GIS: Geographic Information System Planning for Managers (5th ed.). Redlands, CA: ESRI Press.

Método de ensino

O ensino é efectuado através de aulas expositivas e participativas, incluindo exploração de textos, apresentações, manipulação de plataformas tecnológicas e trabalhos de grupo.

Método de avaliação

A cada aluno é exigido:
- a leitura de um conjunto de textos seleccionados, cujos conteúdos, conjuntamente com o material das aulas, serão objecto de avaliação através de uma comunicação com artigo (35% ou 65% da avaliação);
- a participação num trabalho de grupo com relatório (65% ou 35% da avaliação).
A ponderação dos elementos de avaliação varia em função da tipologia do projecto a desenvolver.

(Segundo Normas de Avaliação da FCSH a proposta de elementos de avaliação a apresentar aos alunos na 1ª aula pode sofrer ajustamentos, designadamente na % de cada elemento).

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