
História das Ideias Políticas Contemporâneas - 2. semestre
Código
722051286
Unidade Orgânica
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas
Departamento
História
Créditos
10
Professor responsável
José Neves
Horas semanais
3 letivas + 1 tutorial
Língua de ensino
Português
Objectivos
a) Alcançar uma visão geral das principais doutrinas políticas contemporâneas do Séc. XVIII ao Séc. XX
b) Conhecer as principais obras do pensamento político contemporâneo e ser capaz de as analisar e interpretar no seu contexto histórico-cultural
c) Adquirir conhecimentos e competências que possibilitem o aprofundamento do estudo das temáticas abordadas
Pré-requisitos
Não se aplica
Conteúdo
1. Mapeamento de Ideias Políticas Contemporâneas
1.1. O Debate de Ideias em torno da Representação Política e da Acção Política Colectiva.
1.2. A Modernidade entre os Sujeitos Políticos e os Objectos Económicos.
2. De finais do Século XVII à II Guerra Mundial
2.1. Economia, Liberalismo e Nacionalismo
2.2. Da Crítica Marxista do Liberalismo e do Nacionalismo
2.3. Fascismos, Autoritarismo e Corporativismo
3. Do Pós-Guerra à Queda do Mundo de Berlim
3.1. Keynes, neo-keynesianos e pós-keynesianos
3.2. Do Liberalismo ao Neoliberalismo
3.3. O Pensamento de 68 e as Novas Esquerdas
4. Pensamento Anticolonial
Bibliografia
AURÉLIO, Diogo Pires (dir.), Representação Política – Textos Clássicos, Lisboa, Horizonte, 2009.
BALIBAR, Étienne & Immanuel WALLERSTEIN, Race, Nation and Class – Ambiguous Identities, Londres, Verso, 1991.
DIAS, Bruno Peixe & José NEVES (dir.), A Política dos Muitos – Povo, Classes e Multidão, Lisboa, Edições Tinta-da-China, 2010.
MIROWSKI, Philippe & Dieter PLEHWE (orgs.). The Road from Mont Pelerin: The Making of the Neoliberal Thought Collective, Cambridge (Mass), Harvard University Press, 2009.
SAMUELS, W.J., BIDDLE, J.E. & J.B.DAVIS (dir.), A Companion to the History of Economic Thought, Oxford, Blackwell, 2003.
SKINNER, Quentin, Visions of Politics, 3 vols., Cambridge, Cambridge University Press, 2002.
Método de ensino
Aulas teóricas: Apresentação dos vários tópicos do programa. Aulas teórico-práticas: os alunos reflectirão e discutirão sobre textos seleccionados e material audiovisual. Apresentação oral dos alunos de um destes textos.
Método de avaliação
1. Intervenções orais em debate nas aulas teórico-práticas (20%)
2. Apresentação oral de um texto (10%)
3. Ensaio escrito apoiado em bibliografia e informação documental diversa (70%)