Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Kings and Gods - 1st semester

Code

722051356

Academic unit

Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Department

História

Credits

10

Teacher in charge

-- Docente a contratar --, Maria Helena Trindade Lopes

Weekly hours

3 letivas + 1 tutorial

Teaching language

Portuguese

Objectives

a) Actualização, aprofundamento e sistematização dos conhecimentos científicos relativos à concepção divina da realeza e à formulação e manifestação do divino nas suas diferentes enunciações;
b) Caracterização das principais fontes históricas e obras de referência da Realeza e do Divino no Egipto Antigo;
c) Capacidade de articular e relacionar as manifestações e os vestígios arqueológicos, artísticos e textuais egípcios com as características naturais, políticas, sociais, económicas, culturais e mentais da civilização egípcia;
d) Aquisição e/ou desenvolvimento dos instrumentos de análise e de problematização da vida material e mental da antiga civilização egípcia, a partir das suas fontes arqueológicas, artísticas ou textuais;
e) Incentivo ao apreço pelos valores artísticos e mentais do Egipto Antigo, de uma forma científica, racional e ponderada.

Prerequisites

Not aplicable

Subject matter

I – KINGS
THEORETICAL MODEL: sacred kingship
THE PROBLEM OF SOURCES
THE CONCEPTION OF DIVINE KINGSHIP
PROGRAMME OF ACTION
RITUALS OF ROYALTY

II – GODS
INTRODUCTION
SYSTEMS AND THEOLOGICAL COSMOGONIES
MODELS OF ORGANIZATION
THE ICONOGRAPHY OF DIVINITIES
RELIGIOUS PRACTICE: THE CULT
CONCLUSIONS

Bibliography

ASSMANN, J., Religion and Cultural Memory, Ten Studies, Stanford, Stanford University Press, 2006.
BONHÊME, M. – A.; FORGEAU, A., Pharaon. Les Secrets du Pouvoir, Paris, Armand Colin, 1988.
HORNUNG, E., Les dieux de l’Egypte - Le Un et le Multiple, Monaco, Éditions du Rocher, 1986.
O’CONNOR, D.; SILVERMAN, D. P. (ed.), Ancient Egyptian Kingship, Leiden – New York – Köln, E. J. Brill, 1995.
SALES, J. das C., As divindades egípcias. Uma chave para a compreensão do Egipto antigo, Lisboa, Editorial Estampa, 1999.

Teaching method

The various working sessions set for this course will all be theoretical and practical. Additionally, a power point will be used with slide illustrative of the subjects discussed.

Evaluation method

The assessment includes the following elements:
- Final essay - 50% / 10 values
- Oral presentations - 50%/ 10 values??.

Courses