
Mercados da Arte Contemporânea no Mundo Global - 1. semestre
Código
722061121
Unidade Orgânica
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas
Departamento
História da Arte
Créditos
10
Professor responsável
Adelaide Duarte
Horas semanais
3 letivas + 1 tutorial
Língua de ensino
Objectivos
Adquirir conhecimentos sobre o funcionamento do Mercado da Arte e Colecionismo global e do Mercado da Arte e Colecionismo português, em particular;
Relacionar as mudanças do Mercado da Arte e Colecionismo global com a geografia económicopolítica;
Identificar os principais intervenientes e a sua ação no sistema da arte;
Compreender a construção do valor artístico na dependência da articulação das estruturas culturais com o mercado;
Desenvolver sentido crítico sobre a importância do mercado na valoração da arte e na capacidade analítica para compreender textos sobre o tema.
Pré-requisitos
n.a.
Conteúdo
1. História do Mercado da Arte e Colecionismo ocidental
2. O contributo do colecionismo privado e institucional para a dinamização do Mercado da Arte e
Colecionismo
3. De Paris a Hong Kong. As transformações do Mercado da Arte e Colecionismo à escala global
4. Os agentes dos mundos da arte em rede: galerias de arte e tipologias, leiloeiras (internacionais),
colecionadores e perfis, instituições
5. Construção de valores artísticos: estruturas de legitimação e de aquisição (bienais e feiras de arte)
6. Portugal: história e desenvolvimento do Mercado da Arte e Colecionismo
7. A especificidade do mercado português: tendências e gostos
Esta unidade curricular prevê reservar duas sessões, cada uma de três horas, para um módulo que
será constituído por uma visita a Londres, a galerias de arte contemporâneas e à leiloeira Christie’s,
juntamente com o docente da unidade curricular Mercados da arte e os novos meios.
Bibliografia
BECKER, HowardS., Mundos da arte, Lisboa, Livros Horizonte, 2010 (1.~ Ed. 1982).
BELLINGHAM, D., An Introduction to the Art Market: A Handbook for Students and
Collectors (London: Lund Humphries), 2015.
BENHAMOU, Franr;:oise, L´economie de Ia culture, Paris, Editions La Decouverte, 2006.
DICKIE, George, Art and Value, Blackwell Publishers, 2001.
FERNANDES, Alexandra; AFONSO, Luis U., Os /eiloes eo Mercado da Arte e Co/ecionismo em Portugal.
Estrutura, historia, tendencias, Lisboa, Scribe, 2012.
Método de ensino
Aulas teóricas e sessões teórico‐práticas com debates sobre temas, autores e textos escolhidos.
Serão convidados especialistas sobre alguns dos tópicos. Serão organizadas visitas de estudo a galerias de arte, a leiloeiras e a feiras de arte (FRIEZE, ARCO Madrid).
Método de avaliação
A avaliação de conhecimentos incide sobre a elaboração de relatórios/projetos finais escritos e a avaliação qualitativa da participação oral nas aulas.