Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Feiras e Bienais: Circuitos da Arte - 2. semestre

Código

722061126

Unidade Orgânica

Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Departamento

História da Arte

Créditos

10

Professor responsável

Adelaide Duarte, Lígia Filipa Dias Afonso

Horas semanais

3 letivas + 1 tutorial

Língua de ensino

Objectivos

Tomar conhecimento com as principais ocorrências periódicas do mundo da arte.
Observar a importância da participação dos artistas nos eventos internacionais para o desenvolvimento das suas carreiras e das suas cotações no Mercado da Arte e Colecionismo.
Atentar às condições do mercado internacional onde se formam coleções privadas e institucionais.

Pré-requisitos

n.a.

Conteúdo

Esta Unidade Curricular consiste na visita presencial e no estudo crítico de grandes eventos do mundo da arte. O conteúdo da UC é elaborado em atenção ao calendário dessas ocorrências, passível de adequação em cada ano.
O agendamento das visitas de estudo (mínimo 1 visita) será feito atendendo ao número de inscritos na unidade curricular e considerando o orçamento de cada deslocação. Procurando viabilizar as visitas do grupo, será disponibilizada uma verba a calcular anualmente, para apoio das viagens de avião indexada ao número de inscritos na pós‐graduação, ficando a cargo de cada aluno, o remanescente do custo da viagem de avião, as despesas de alojamento e outras despesas.
Serão visitadas as principais feiras de arte internacional e as bienais artísticas. Na Suíça, a Art Basel é palco da mais importante feira de arte contemporânea mundial, com extensões em Miami e em Hong Kong; na Holanda, a TEFAF Maastrich exibe uma feira de arte que combina arte antiga com arte moderna e contemporânea, com fotografia, joalharia, design; em Londres, a Frieze Art Fair, vocacionada para a arte contemporânea, contribui para a dinamização do Mercado da Arte e Colecionismo numa das cidades mais criativas neste domínio; em França, a FIAC Paris e a Paris Photo convidam a observar o Mercado da Arte e Colecionismo entre uma programação cultural intensa oferecida pelas suas instituições culturais; em Espanha, a ARCO Madrid, feira de arte contemporânea, permite observar o
impacto que o mercado e a prática colecionista desempenham sobretudo na Pensínsula Ibérica. Periodicamente, acontecem as bienais. De dois em dois anos, tem lugar a Bienal de Veneza, motivo para visitar a mais antiga bienal de arte contemporânea e analisar as participações nacionais naquele espaço. De cinco em cinco anos, é a vez da Documenta de Kassel, na Alemanha, a exposição de arte contemporânea mais importante desta tipologia, cuja periodicidade contribui para fazer dela um evento paradigmático.
O tema das exposições periódicas, as bienais (Veneza e São Paulo) tem sido alvo de investigação por pesquisadores do IHA, que se deseja potenciar através da colaboração destes investigadores e da abertura de linhas de pesquisa.
O itinerário das viagens é construído de acordo com a programação existente.

Bibliografia

ADAM, Georgina, Big Bucks: The Explosion of the Art Market in the 21st Century, Lund Humphries, 2014.
ALTSHULER, Bruce, Biennials and Beyond. Exhibitions that Made Art History: 1962‐2002, Phaidon, 2013.
GREENBERG, Reese, et. al., Thinking About Exhibitions, Taylor & Francis e‐Library, 2005.
OBRIST, Hans Ulrich, Ways of Curating, Faber and Faber, 2014.
VELTHIUS, Olav, Talking Prices. Symbolic Meanings of Prices on the Market for Contemporary Art, Princeton University Press, 2005.

Método de ensino

Visita presencial de grandes eventos do mundo da arte (feiras e bienais).

Método de avaliação

A avaliação de conhecimentos é realizada a partir dos projetos finais que terão apresentação
escrita e através da avaliação qualitativa da participação nas visitas.

Cursos