Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Espaços Independentes: Práticas Artísticas e Curatoriais - 1. semestre

Código

722061128

Unidade Orgânica

Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Departamento

História da Arte

Créditos

10

Professor responsável

Sandra Vieira Jurgens

Horas semanais

3 letivas + 1 tutorial

Língua de ensino

Português

Objectivos

Esta unidade curricular aborda espaços alternativos, práticas artísticas e projectos
expositivos geridos por artistas e curadores independentes, focando dinâmicas de trabalho e
de colaboração num circuito de produção, mediação e recepção complementar ao sistema
institucional da arte. A organização dos conteúdos programáticos foi efectuada de forma a
enquadrar a história, as culturas, as iniciativas e modos de agir num regime artístico com
novas condições para a redefinição do conceito de arte, de artista, de espaço expositivo e de
prática curatorial. Oferece-se aos estudantes um domínio de conhecimento teórico e prático
sobre as iniciativas/projectos nacionais e internacionais que abriram horizontes de trabalho
experimentais, de reflexão e intervenção na construção da cultura contemporânea,
facultando-lhes instrumentos de análise e de actuação tendo em vista a emergência de
novos modelos e formatos de curadoria e de iniciativas de auto-gestão no meio artístico.

Pré-requisitos

n.a.

Conteúdo

1. ESPAÇOS INDEPENDENTES – PASSADO E PRESENTE
Este módulo tem por objectivo abordar o papel dos espaços e das experiências expositivas
independentes no território artístico da actualidade e revisitar a arte moderna e
contemporânea através da ação de artistas-curadores e curadores independentes. Visa-se a
análise de antecedentes históricos e novas formas de auto-gestão e colectivismo na
actividade artística na esfera da economia informal, destacando transformações, rupturas,
resistências e continuidades ao longo do século XX e XXI.
1.1. Exposições e práticas independentes no século XIX
1.2. Espaços independentes: autonomia de acção e estratégias transgressivas face à crítica e
ao sistema institucional no século XX
1.3. Crítica institucional nos séculos XX e XXI – formação e etapas de desenvolvimento
1.4. Novo institucionalismo
2. CURADORIA EM MODO CRÍTICO
É possível compreender uma exposição enquanto ensaio crítico? Neste módulo
11
pretendemos reflectir sobre práticas de cultura crítica no domínio da curadoria, privilegiando
as tensões e fricções, a diferença e diversidade de posicionamentos, discursos e processos
criativos de produção curatorial.
2.1. O artista como produtor, os artistas-curadores e a opção pela autoria colectiva
2. 2. Cultura expositiva e práticas artísticas experimentais
2. 3. A exposição como espaço de produção
2.4. Modelos de exposição e formas de curadoria expandida
3. PROJECTOS ARTÍSTICOS E DISCURSIVOS NA ARTE CONTEMPORÂNEA
Neste módulo iremos abordar iniciativas e experiências performativas e discursivas actuais
na arte e curadoria.
3.1. A arte e a curadoria como processo de investigação e conhecimento
3.2. Pensamento e práticas discursivas: experiências na cultura contemporânea
3.3. Criação e modos de produção colaborativa e performativa na arte

Bibliografia

AULT, Julie. (2002). Alternative Art, New York, 1965-1985: a cultural politics book for the
Social Text Collective. Nova Iorque: The Drawing Center.
BISHOP, Claire. (2012). Artificial Hells. Participatory Art and the Politics of Spectatorship.
London/New York: Verso.
BISHOP, Claire. (2013). Radical Museology or What’s «Contemporary» in Museums of
Contemporary Art?. London: Koenig Books.
DETERRER, Gabrielle & NANNUCCI, Maurizio. (2012). Artist-Run Spaces: Nonprofit collective
organizations in the 1960s and 1970s. Zurich: JRP Ringier.
DOCKX, Nico & GIELEN, Pascal (eds.). (2015). Mobile Autonomy: Exercices in Artists’ Self-
Organization. Amsterdão: Valiz.

Método de ensino

Aulas teóricas e téorico-práticas com debates sobre temas abordados. No sentido de
valorizar a experiência e redes de trabalho com profissionais de reconhecido mérito nesta
área serão realizadas palestras com agentes do meio artístico e visitas a espaços culturais.

Método de avaliação

Elaboração de um relatório/projecto final (60%) e avaliação qualitativa de participação nas
aulas (40%).

Cursos