
Teorias da Regionalização - 1. semestre
Código
722071054
Unidade Orgânica
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas
Departamento
Estudos Políticos
Créditos
10
Professor responsável
Maria Regina Salvador
Horas semanais
3 letivas + 1 tutorial
Língua de ensino
Português
Objectivos
a) Compreender as relações entre Globalização, crise do Estado Nação e emergência dos Estados Regionais;
b) Analisar a competitividade e a convergência territorial;
c) Investigar a teoria sobre Clusters, suas dinâmicas, políticas e processos de inovação;
d) Examinar as questões levantadas pela competitividade urbana e pelas cidades globais;
e) Conhecer a criação dos blocos regionais de integração na África, Ásia e América;
f) Estudar a Política Regional, a Regionalização e o Regionalismo na União Europeia;
g) Examinar as implicações da globalização nas desigualdades sociais e territoriais;
h) Discutir as questões da cultura global e das indústrias criativas;
i) Estudar o desenvolvimento regional em Portugal.
Pré-requisitos
Não tem
Conteúdo
Globalização e crise do Estado Nação. A Emergência dos Estados Regionais. A Criação de Blocos Regionais de Integração (África. Ásia, América). Política Regional, Regionalização e Regionalismo na União Europeia. Competitividade e Convergência Territorial. Clusters: Dinâmica, Políticas, Inovação. Competitividade Urbana e Cidades Globais. Globalização e Desigualdades Sociais e Territoriais. Cultura Global e Indústrias Criativas. Portugal e a Política Regional. Conclusões.
Bibliografia
WORLD BANK (2009), Reshaping Economic Geography, Washington;
SCOTT, A.J. (2002), Global City-Region, Trends, Theory, Policy, Oxford University Press, Oxford;
SASSEN, S. (2001), The Global City, Princeton Paperbacks, Princeton and Oxford;
STORPER, M. (1997), The Regional World. Territorial Development in a Global Economy, The Guilford Press, New York;
OHMAE, K. (1995), The End of the Nation State. The Rise of Regional Economies, The Free Press, New York.
Método de ensino
-Aulas teóricas expositivas em que são apresentados e debatidos com os alunos os tópicos do programa.
-Aulas práticas de preparação do trabalho de investigação.
Método de avaliação
Trabalho de investigação;
Teste de frequência.