
Cânone Literário do Português
Código
722091123
Unidade Orgânica
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas
Departamento
Estudos Portugueses
Créditos
10
Horas semanais
3 letivas + 1 tutorial
Língua de ensino
Português
Objectivos
Os estudantes deverão ficar a conhecer a história do debate moderno sobre o cânone da Literatura Portuguesa, desde o início do séc. XIX até à atualidade, bem como algumas referências sobre debates similares noutras literaturas em Português.
Pretendese que se tornem aptos a reconhecer a dimensão institucional e histórica da estabilização de um cânone nacional e que desenvolvam particular competência na análise crítica das polémicas suscitadas pela regular revisão imprescindível à própria constituição do cânone.
Pré-requisitos
Não aplicável
Conteúdo
1. A instituição da modernidade: cânone, história e nação.
a) Alexandre Herculano e a instituição da literatura portuguesa;
b) Antero de Quental e a filosofia da história literária portuguesa;
c) Teófilo Braga e a história antropológica da literatura portuguesa;
d) De Fernando Pessoa a António Ramos Rosa: teoria e política da modernidade poética «portuguesa».
2. Canonizações do «povo».
a) Almeida Garrett e o campo filológico do Romanceiro;
b) Neorealismo e etnografia: dois livros de Alves Redol («Glória» e «Gaibéus») e o problema da relação com a literatura;
3. Contracânones no séc. XX.
a) Subversão e reinstauração do cânone na prática e na teoria surrealista;
b) Cânones alternativos: o caso de Herberto Helder e das «vozes comunicantes da poesia moderna portuguesa»;
c) O modernismo enquanto problema de cânone
Bibliografia
Braga, Teófilo, História da Literatura Portuguesa, INCM, 2005.
Garrett, Almeida, Romanceiro, Ulisseia, 1997.
Helder, Herberto, Edoi Lelia Doura Antologia das Vozes Comunicantes da Poesia Moderna Portuguesa, Assírio & Alvim, 1985.
Herculano, Alexandre, Opúsculos, vol. V, Presença, 1985.
Lourenço, Eduardo, Tempo e Poesia, Gradiva, 2003.
Pessoa, Fernando, Crítica, Assírio & Alvim, 2000.
Redol, Alves, Glória, Caminho, 2004.
Redol, Alves, Gaibéus, Caminho, 2011.
Rosa, António Ramos, Poesia, Liberdade Livre, 1962.
Método de ensino
A aula inclui um período inicial de exposição, pelo professor, de uma lição sobre o tópico e os textos anunciados, seguido de um período de debate e esclarecimento com os estudantes.
Método de avaliação
A avaliação formal inclui uma breve exposição oral individual (valendo 30% da avaliação global) e um ensaio final (valendo 70% da avaliação global) sobre textos incluídos neste programa ou com ele estreitamente relacionados. O ensaio deverá ter dimensão adequada à publicação em revista especializada, submetendose às respetivas regras de elaboração académica.
Cursos
- Ensino de Português no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário
- Ensino de Português e de Língua Estrangeira no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário na área de especialização de Alemão
- Ensino de Português e de Língua Estrangeira no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário na área de especialização de Espanhol
- Ensino de Português e de Língua Estrangeira no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário na área de especialização de Francês
- Estudos Portugueses
- Narrativas Culturais: convergências e aberturas
- Ensino de Português no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário e de Latim no Ensino Secundário
- Ensino de Português e de Língua Estrangeira no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário na área de especialização de Inglês