Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Estudos do Modernismo - 1. semestre

Código

722091129

Unidade Orgânica

Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Departamento

Estudos Portugueses

Créditos

10

Professor responsável

Maria Manuela Parreira da Silva

Horas semanais

3 letivas + 1 tutorial

Língua de ensino

Português

Objectivos

a) Desenvolver a leitura crítica dos textos modernistas;
b) Aprofundar a reflexão teórica da literatura, enquanto modo de produção de sentido;
c) Promover a competência de investigação científica na área da literatura e cultura portuguesas;
d) Suscitar o estudo interdisciplinar no âmbito do modernismo.

Pré-requisitos

n/a

Conteúdo

1. Introdução: definição dos conceitos moderno, modernidade, modernismo, tradição e vanguarda.
2. Tradição e Modernidade no Modernismo Português
2.1. Herança decadentista- simbolista
2.2. Ruptura e vanguarda
3. A crise do «eu» no espaço modernista
3.1. Fingimento, máscara, dispersão, excesso.
3.2. Heteronímia e «teatro do ser».
4. O Teatro modernista
4.1. O «Teatro-Arte», segundo Mário de Sá-Carneiro e o «Teatro Novo», segundo António Ferro.
4.2. De O Marinheiro (de Fernando Pessoa) a Deseja-se Mulher (de Almada Negreiros).
4.3. A «Astralédia» de Raul Leal.

Bibliografia

Barrento, João, A Espiral Vertiginosa - Ensaios sobre a cultura contemporânea,
Lisboa: Cotovia, 2001;
Bürger, Peter, Teoria da Vanguarda, trad. Ernesto Sampaio, Lisboa: Vega, 1993;
Gil, José, Fernando Pessoa ou a Metafísica das Sensações, Lisboa : Relógio d’Água,
1988 ;
Lopes, Teresa Rita, Fernando Pessoa et le drame simboliste, héritage et création, Paris: Editions de la Différence, 2004 ;
Lourenço, Eduardo, O Lugar do Anjo – Ensaios Pessoanos, Lisboa: Gradiva, 2004; Martins, Fernando Cabral (coord.), Dicionário de Fernando Pessoa e do Modernismo,
Lisboa: Editorial Caminho, 2008;
Miranda, José Bragança de, Analítica da Actualidade, 1ª ed., Lisboa: Vega, 1994;
Pessoa, Fernando, Teoria da Heteronímia, edição de Fernando Cabral Martins e
Richard Zentith, Lisboa: Assírio & Alvim, 2012.

Método de ensino

A metodologia é de carácter teórico-prático, sendo cada aula feita a partir da apresentação e discussão de análises críticas (de textos ou temas) feitas pelos alunos. O professor contribuirá com a exposição de questões teóricas e orientação dos trabalhos apresentados, incitando a que estes privilegiem uma componente de interdisciplinaridade.


Método de avaliação

A avaliação terá em especial consideração as apresentações dos breves trabalhos feitas ao longo das aulas, assim como a participação dos alunos nas discussões (30%). No final, haverá lugar a um trabalho de investigação de maior fôlego, orientado pelo professor (70%).

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