
Ficção Breve II - 2. semestre
Código
7220911488
Unidade Orgânica
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas
Departamento
Estudos Portugueses
Créditos
10
Professor responsável
Alexandre Andrade
Horas semanais
3 letivas + 1 tutorial
Língua de ensino
Português
Objectivos
Pretende-se ilustrar a extraordinária riqueza, maleabilidade e versatilidade da ficção breve e proporcionar ferramentas, estratégias e fundamentos que os participantes possam aplicar na sua prática da
escrita. Em particular, pretende-se encorajar o hábito da leitura crítica de textos de ficção e tornar
evidente o elo entre a leitura e a prática da escrita. É também visado o desenvolvimento da capacidade
de refletir e comentar textos de ficção. É ainda objetivo desta unidade curricular transmitir aos alunos
algumas ideias de base sobre a origem, evolução histórica e situação atual da ficção breve.
Pré-requisitos
Não aplicável
Conteúdo
No ponto de partida uma pergunta que parece bastante simples: «Porquê escrever pouco quando se
pode escrever muito?». Neste seminário, irão ser abordadas várias aproximações à resposta a esta
pergunta ao longo de um percurso que acompanhará a história da ficção breve nas suas sucessivas
encarnações. Será privilegiada a leitura e a discussão de textos de autores como Poe, Gógol, Kafka,
Katherine Mansfield, Salinger e Donald Barthelme. Duas convicções muito fortes irão orientar este
percurso. Em primeiro lugar: se se quer praticar a arte da escrita, mais vale fazê-lo bem do que de
forma medíocre. Em segundo lugar: escrever bem implica saber ler bem, com atenção, rigor, voracidade e liberdade
Bibliografia
E.T.A Hoffman: “Cavaleiro Gluck. Uma recordação do ano de 1809”;
Gogol: “Avenida Nevsky”;
Edgar Allan Poe: “William Wilson”;
Barbey d’Aurevilly: “A Felicidade no Crime”;
Stephen Crane: “O Barco Aberto”;
Katherine Mansfield: “Prelúdio”;
J.D. Salinger: “Para Esmé – com Amor e Sordidez”;
Alice Munro: “O Progresso do Amor”;
Clarice Lispector: “Amor”;
Maria Judite de Carvalho “A Avó Cândida”;
Donald Barthelme, “At the Tolstoy Museum” e “A Few Moments of Sleeping and Waking”;
Alphonse Allais, “Um Drama Bem Parisiense”; Kafka: “À Noite”, “O Homem do Leme”, “O Regresso
a Casa”, ”Advogados de Defesa”, “Momentos de Distração à Janela”, “No Elétrico”; Lydia Davis:
extratos de “Não Posso Nem Quero”.
Método de ensino
Aulas expositivas, incluindo leitura em voz alta de excertos de um ou mais contos ou exemplos de
ficção breve. Enquadramento histórico e biográfico dos textos lidos. Discussão sobre os textos, com
ênfase em aspetos relevantes para a prática da escrita.
Método de avaliação
A avaliação basear-se-á em dois trabalhos escritos, cada um com ponderação de 50%, sendo o primeiro submetido a meio do semestre e o segundo no final do semestre. O primeiro texto será um
ensaio relativo a um dos contos integrantes da lista de leitura, ou texto (de ficção ou não) derivado de
um desses contos. O segundo texto será um conto, de formato e tema completamente livres. Os textos
serão avaliados em função da originalidade, capacidade argumentativa, consistência da escrita e capacidade de integrar e explorar aspetos discutidos nas aulas.