
Escrita e Cinema - 2. semestre
Código
7220911667
Unidade Orgânica
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas
Departamento
Ciências da Comunicação
Créditos
10
Professor responsável
Clara Maria Abreu Rowland
Horas semanais
3 letivas + 1 tutorial
Língua de ensino
Objectivos
O curso pretende desenvolver competências avançadas de compreensão e
produção crítica e aprofundar capacidades de leitura, de articulação, de reflexão e
de argumentação aplicadas ao estudo das relações entre as artes, reforçando a
capacidade de constituição de relações e problemas teóricos a partir do estudo
crítico das obras seleccionadas e dos tópicos propostos.
Pré-requisitos
Conteúdo
Conteúdos.
\"All I want from this post-‐office is delivery, not philosophy\", diz uma personagem de Ophuls no filme The Reckless Moment. Este
curso tomará a presença perturbadora da carta no cinema clássico e moderno como ponto de partida para trabalhar as
implicações teóricas e formais da representação temática e material de actos de escrita e de leitura no interior do filme e
desenvolver uma interrogação mais ampla, não necessariamente vinculada ao estudo da adaptação, de descrições recíprocas da
escrita e do cinema.
A partir da análise aprofundada de alguns exemplos, ensaiaremos também uma leitura mais geral do papel da escrita no conjunto
da obra de cinco realizadores particularmente interessantes para o estudo destes problemas.
Bibliografia
CAVELL, Stanley, Contesting Tears: The Hollywood Melodrama Melodrama of the Unknown Woman. Chicago: University of
Chicago Press, 1996
CLOAREC, Nicole (ed.), Lettres de cinéma. De la missive au film-‐lettre. Presses Universitaires de Rennes, 2007.
CONLEY, TOM, Film Hyeroglyphs: Ruptures in Classical Cinema: University of Minesota Press, 1991.
DERRIDA, Jacques, La Carte Postale de Socrate à Freud et au-delà. PAris: Flammarion, 1980.
MULLER, John P e William J. Richardson, The Purloined Poe: Lacan, Derrida and psychoanalytic Reading. Baltimore: John
Hopkins U.P, 1988.
SIEGERT, Bernhard, Relays. Literature as an Epoch of Postal System. Stanford: Stanford University Press, 1999.
Método de ensino
Exposição aberta, discussão dos temas propostos, participação dos alunos.
Método de avaliação
A avaliação será ponderada sob dois aspectos: participação efectiva nas discussões propostas e apresentação individual (30%);
ensaio escrito individual (70%).