Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Estudos Literários Ingleses - 1. semestre

Código

722121033

Unidade Orgânica

Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Departamento

Línguas, Culturas e Literaturas Modernas, Secção de Estudos Ingleses e Norte-Americanos

Créditos

10

Professor responsável

Miguel Alarcão

Horas semanais

3 letivas + 1 tutorial

Língua de ensino

Inglês

Objectivos

a) Revisitar as origens do romance histórico britânico, sobretudo Sir Walter Scott, Ivanhoe (1819);
b) Investigar e reflectir sobre o romance histórico britânico sobre temáticas medievais (1819-1918);
c) Avaliar as competências e os conhecimentos adquiridos.


Pré-requisitos

n.a.

Conteúdo

- Introdução;
- O Romance Histórico (Origens, desenvolvimento, abordagens teóricas e críticas, etc.).
- Scott and/on the Historical Novel.
- Ivanhoe;
- Ivanhoe (Dir. Richard Thorpe, com Robert Taylor, Elizabeth Taylor e Joan Fontaine, 1952);
- William Thackeray, Rebecca and Rowena (1850);
- Outras obras oitocentistas de ficção histórica britânica sobre a Idade Média;
- Ficção histórica britânica sobre a Idade Média (Sécs. XX-XXI).
- Conclusão.

Bibliografia

ALEXANDER, Michael, Medievalism: The Middle Ages in Modern England. New Haven and London: Yale University Press, 2007.

D’ARCENS, Louise (ed.), The Cambridge Companion to Medievalism. Cambridge: Cambridge University Press, 2016.

SCOTT, Sir Walter. 1986 (1819). Ivanhoe. Ed. A. N. Wilson. (Harmondsworth: Penguin Books, “Penguin Classics”).

DE GROOT, Jerome, The Historical Novel. London and New York: Routledge, “The New Critical Idiom”, 2010.

LUKÁCS, Georg, The Historical Novel. Harmondsworth: Penguin Books Ltd., 1981 (Merlin Press, 1962).



Método de ensino

Após a aula introdutória, a leccionação assumirá um cunho eminentemente prático e interactivo, dada a apresentação e discussão das pesquisas efectuadas pelos próprios alunos. No final de cada sessão, reservar-se-á um período para debate, comentários, esclarecimento de dúvidas, etc. Além do acompanhamento das leituras e investigações, serão facultados textos de apoio complementares.





Método de avaliação

Elaboração de pequenos trabalhos individuais para apresentação oral (50%).
Redacção de um ensaio (c.12 págs.) no final do semestre (50%).


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