
Sintaxe - 1. semestre
Código
722131083
Unidade Orgânica
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas
Departamento
Linguística
Créditos
10
Professor responsável
Alexandra Fiéis, Ana Maria Lavadinho Madeira
Horas semanais
3 letivas + 1 tutorial
Língua de ensino
Português
Objectivos
A unidade curricular tem como objetivos fazer com que o aluno:
i) saiba descrever hipóteses recentes sobre o funcionamento da componente sintática no quadro teórico da teoria de princípios e parâmetros, identificando aspetos variáveis e invariáveis da sintaxe das línguas naturais;
ii) seja capaz de articular aspetos da sintaxe com outras componentes da gramática;
iii) desenvolva a capacidade de argumentação teórica com base em dados empíricos de fenómenos sintáticos de diferentes línguas.
Pré-requisitos
Não tem.
Conteúdo
1. A teoria de princípios e parâmetros: da regência e ligação ao minimalismo.
2. A arquitetura da frase.
3. Parâmetros e categorias funcionais.
4. A interface entre a sintaxe e outros componentes da gramática.
Bibliografia
Baltin, M. & C. Collins (eds) (2000) The Handbook of Contemporary Syntactic Theory. Wiley-Blackwell
Belletti, A. & L. Rizzi (1996) Parameters and Functional Heads. Essays in Comparative Syntax. OUP
Carnie, A. D. Siddiqi & Y. Sato (eds) (2014) The Routledge Handbook of Syntax. Routledge
Cinque, G. & R.S. Kayne (eds) (2005) The Oxford Handbook of Comparative Syntax. OUP
Culicover, P. (1997) Principles and Parameters: An Introduction to Syntactic Theory. OUP
den Dikken, M. (ed) (2013) The Cambridge Handbook of Generative Syntax. CUP
Fischer, S. & C. Gabriel (eds) 2016) Manual of Grammatical Interfaces in Romance. De Gruyter
Haegeman, L. (2006) Thinking Syntactically: A Guide to Argumentation and Analysis. Blackwell
Haegeman, L. (ed) (1997) The New Comparative Syntax. Longman
Martins, A. & E. Carrilho (eds) (2016) Manual de linguística portuguesa. De Gruyter
Roberts, I. (ed) (2007) Comparative Grammar. Routledge
Método de ensino
O seminário inclui aulas expositivas, discussão de leituras, e trabalho de verificação de hipóteses teóricas a partir de dados linguísticos.
Método de avaliação
(a) pequenas fichas de resolução de problemas (20%);
(b) um teste escrito (30%);
(c) um trabalho escrito individual de descrição e análise (50%).