
Metodologias específicas de ensino de língua não materna - 1. semestre
Código
722131097
Unidade Orgânica
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas
Departamento
Linguística
Créditos
10
Professor responsável
Susana Mesquita de Deus Correia
Horas semanais
3 letivas + 1 tutorial
Língua de ensino
Português sem apoio tutorial em LE
Objectivos
Objetivo geral:
Familiarizar os alunos com metodologias específicas para o ensino de português língua não materna.
Competências específicas:
Pretende-se que os alunos desenvolvam a capacidade de:
(i) reconhecer as especificidades das metodologias orientadas para o ensino/aprendizagem de uma língua não materna, em oposição ao da língua materna
(ii) avaliar a adequação de diferentes metodologias a públicos distintos, em função de diferentes contextos de aprendizagem
(iii) reconhecer diferentes procedimentos de avaliação diagnóstica e conceber instrumentos de avaliação adequados
(iv) desenhar programas e planificar aulas, tendo em conta os princípios metodológicos básicos do ensino de línguas e definindo os conteúdos e as estratégias em função do perfil e das necessidades educativas do público-alvo
(v) desenvolver tarefas e atividades para o treino de diferentes competências
Pré-requisitos
n/a
Conteúdo
1. Abordagens metodológicas para o ensino de língua não materna.
2. Competências a desenvolver na aprendizagem da língua não materna: comunicativa, sociolinguística, pragmática.
3. Fatores a ter em conta na definição da metodologia: público-alvo (idade, nível de proficiência, língua materna), contextos e objetivos de aprendizagem.
4. Práticas de avaliação diagnóstica.
5. Desenho curricular e planificação de unidades didáticas.
6. O ensino baseado em tarefas.
7. Tarefas e atividades para o ensino:
7.1. compreensão oral
7.2. produção/interação oral
7.3. compreensão escrita
7.4. produção escrita
7.5. vocabulário
7.6. gramática
Bibliografia
Conselho da Europa (2001) Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas -Aprendizagem, Ensino, Avaliação. Porto: ASA.
Ellis, R. (2007) Task-based language learning and teaching. Oxford University Press.
Harmer, J. (2007) The practice of English language teaching (Longman Handbooks for Language Teachers). Longman ELT, 4ª ed.
Uso-Juan, E. & A. Martinez-Flor (eds.) (2006) Current trends in the development and teaching of the four language skills. Mouton de Gruyer.
Hinkel, Eli (ed.) (2005) Handbook of research in second language teaching and learning. Lawrence Erlbaum Associates, Inc.
Método de ensino
(1) Ensino a distância (PG EPLNM)
A unidade curricular está organizada em módulos semanais, em função dos conteúdos programáticos a serem lecionados. Cada módulo tem como suporte: vídeos-aula com a exposição dos conteúdos, descrição de exemplos selecionados, formulação de problemas, entre outros; recursos adaptados a cada conteúdo programático; indicações bibliográficas/acesso a bibliografia em linha. Todos os recursos e interação com os estudantes terão como suporte privilegiado a plataforma moodle.
(2) Ensino presencial (M Ensino Português 3º EB ES)
A unidade curricular está organizada em módulos semanais, em função dos conteúdos programáticos a serem lecionados. As aulas são de natureza teórico-prática (60%-40%), incluindo uma componente de exposição dos conteúdos programáticos e uma componente de realização de atividades práticas. É valorizada a participação dos alunos na discussão das questões abordadas em aula e na realização de atividades formativas.
Método de avaliação
(1) Ensino a distância (PG EPLNM)
A avaliação centrar-se-á nos seguintes elementos:
(a) participação em sessões de atendimento e nos fóruns de discussão (10%);
(b) realização de atividades (por exemplo, desenho de tarefas e planificação de sequências didáticas), que serão realizadas ao longo do semestre (50%);
(c) elaboração de um trabalho final, que avaliará de forma mais global o conhecimento dos conteúdos lecionados e as competências adquiridas (40%).
(2) Ensino presencial (M Ensino Português 3º EB ES)
A avaliação centrar-se-á nos seguintes elementos:
(a) realização de atividades formativas e participação nas aulas (10%);
(b) realização de atividades de aplicação de conhecimentos ao longo do semestre (por exemplo, desenho de tarefas e planificação de sequências didáticas) (40%);
(c) elaboração de um trabalho final, que avaliará de forma mais global o conhecimento dos conteúdos lecionados e as competências adquiridas (50%).