
Didática da História I - 1. semestre
Código
722160053
Unidade Orgânica
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas
Departamento
História
Créditos
10
Professor responsável
Raquel Pereira Henriques
Horas semanais
3 letivas + 1 tutorial
Língua de ensino
Português
Objectivos
a) Relacionar a História-ciência e a História-disciplina
b) Analisar os documentos oficiais (Currículo Nacional do Ensino Básico e Secundário, Programas de História e Metas Curriculares) e a sua articulação com o trabalho na sala de aula
c) Avaliar metodologias de trabalho para adequar os programas e as metas curriculares da disciplina à diversidade das escolas e dos alunos
d) Criticar recursos e planificações
e) Construir planificações e materiais de diversa natureza
Pré-requisitos
Não tem
Conteúdo
1. Da história ao ensino da História
2. Desenvolvimento de competências essenciais em História
3. A integração da História no Currículo Nacional do Ensino Básico e Secundário.
4. Algumas metodologias de trabalho
. Atividades e recursos adequados ao desenvolvimento de competências históricas e a diferentes conteúdos científicos
. Análise de materiais de diversa natureza (recursos digitais, documentos escritos e iconográficos)
. Análise de alguns manuais escolares adoptados nas escolas
5. As planificações e o ensino da História
Bibliografia
BARCA, Isabel (organização) (2004). Para uma Educação Histórica de Qualidade, Actas das IV Jornadas Internacionais de Educação Histórica, Braga: Universidade do Minho.
GAGO, Marília (2009). “Uso(s) e «utilidades» da narrativa histórica na aula: um olhar de professores acerca da aprendizagem dos estudantes”, in Maria Auxiliadora Schmidt e Isabel Barca (Org.), Aprender História: Perspectivas da Educação Histórica. Rio Grande do Sul: Ed. Unijuí, pp. 175-196.
HENRIQUES, Raquel Pereira (2010). Discursos legais e práticas educativas. Ser professor e ensinar História (1947-1974). Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian/Fundação para a Ciência e a Tecnologia.
NÓVOA, António (2009). Professores. Imagens do futuro presente. Lisboa: Educa.
PERRENOUD, Philippe (2001). Porquê construir competências a partir da escola? Porto: Edições ASA.
ROLDÃO, Maria do Céu (2010). Estratégias de ensino: o saber e o agir do professor. V. N. Gaia: Fundação Manuel Leão.
Método de ensino
50% de aulas teóricas e 50% de aulas práticas. As aulas práticas consistem em:
Problematização de informação teórica, diplomas legais e materiais construídos para trabalhar com os alunos.
Trabalho de investigação sobre alguns dos tópicos do programa.
Preparação de tempos letivos e produção dos materiais necessários.
Método de avaliação
Participação e elaboração de diversos trabalhos em aula (30%)
Trabalho individual - reflexão escrita sobre uma temática do programa (25%)
Trabalho individual - construção de uma planificação e respetivos recursos (45%)