Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Didática da História I - 1. semestre

Código

722160053

Unidade Orgânica

Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Departamento

História

Créditos

10

Professor responsável

Raquel Pereira Henriques

Horas semanais

3 letivas + 1 tutorial

Língua de ensino

Português

Objectivos

a) Relacionar a História-ciência e a História-disciplina
b) Analisar os documentos oficiais (Currículo Nacional do Ensino Básico e Secundário, Programas de História e Metas Curriculares) e a sua articulação com o trabalho na sala de aula
c) Avaliar metodologias de trabalho para adequar os programas e as metas curriculares da disciplina à diversidade das escolas e dos alunos
d) Criticar recursos e planificações
e) Construir planificações e materiais de diversa natureza

Pré-requisitos

Não tem

Conteúdo

1. Da história ao ensino da História
2. Desenvolvimento de competências essenciais em História
3. A integração da História no Currículo Nacional do Ensino Básico e Secundário.
4. Algumas metodologias de trabalho
. Atividades e recursos adequados ao desenvolvimento de competências históricas e a diferentes conteúdos científicos
. Análise de materiais de diversa natureza (recursos digitais, documentos escritos e iconográficos)
. Análise de alguns manuais escolares adoptados nas escolas
5. As planificações e o ensino da História


Bibliografia

BARCA, Isabel (organização) (2004). Para uma Educação Histórica de Qualidade, Actas das IV Jornadas Internacionais de Educação Histórica, Braga: Universidade do Minho.
GAGO, Marília (2009). “Uso(s) e «utilidades» da narrativa histórica na aula: um olhar de professores acerca da aprendizagem dos estudantes”, in Maria Auxiliadora Schmidt e Isabel Barca (Org.), Aprender História: Perspectivas da Educação Histórica. Rio Grande do Sul: Ed. Unijuí, pp. 175-196.
HENRIQUES, Raquel Pereira (2010). Discursos legais e práticas educativas. Ser professor e ensinar História (1947-1974). Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian/Fundação para a Ciência e a Tecnologia.
NÓVOA, António (2009). Professores. Imagens do futuro presente. Lisboa: Educa.
PERRENOUD, Philippe (2001). Porquê construir competências a partir da escola? Porto: Edições ASA.
ROLDÃO, Maria do Céu (2010). Estratégias de ensino: o saber e o agir do professor. V. N. Gaia: Fundação Manuel Leão.

Método de ensino

50% de aulas teóricas e 50% de aulas práticas. As aulas práticas consistem em:
Problematização de informação teórica, diplomas legais e materiais construídos para trabalhar com os alunos.
Trabalho de investigação sobre alguns dos tópicos do programa.
Preparação de tempos letivos e produção dos materiais necessários.




Método de avaliação

Participação e elaboração de diversos trabalhos em aula (30%)
Trabalho individual - reflexão escrita sobre uma temática do programa (25%)
Trabalho individual - construção de uma planificação e respetivos recursos (45%)

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