
Tecnologias no Ensino da Geografia
Código
722160079
Unidade Orgânica
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas
Departamento
Geografia e Planeamento Regional
Créditos
10
Horas semanais
3 letivas + 1 tutorial
Língua de ensino
Português
Objectivos
a) Compreender a importância das tecnologias de informação e comunicação nos processos de
ensino/aprendizagem;
b) dotar o futuro professor dos conhecimentos e das competências na utilização de recursos digitais baseados
na Web;
c) conhecer a vasta oferta de informação digital dinâmica;
d) reconhecer a necessidade de atualização das fontes e da sua credibilização;
e) construir estratégias de ensino da Geografia com base na tecnologia móvel de comunicação e recursos
digitais dinâmicos e colaborativos;
f) refletir sobre estratégias de ensino/aprendizagem em ambientes \"tradicionais\" vs. \"inovadores\"
g) desenvolver competências de avaliação em ambientes digitais;
Pré-requisitos
n.a.
Conteúdo
Parte I: As transformações dos espaços de aprendizagem.
1.1. O espaço físico da sala de aula.
1.2. O professor como mediador digital.
1.3. Contextualização de equipamentos de comunicação móveis.
1.4. A credibilidade das fontes em Geografia.
1.5. A necessidade de acrescentar valor ao processo de ensino/aprendizagem da Geografia.
Parte II: As tecnologias disponíveis no ensino da Geografia
1.1. Criação de estratégias eficientes no processo de ensino/aprendizagem.
1.2. Ambientes colaborativos em diferentes ofertas formativas.
1.3. Conteúdos digitais e dinâmicos baseados na WEB.
1.4. Integração de ambientes móveis de aprendizagem na sala de aula.
Parte III: Avaliar em ambientes tecnologicamente avançados.
1.1. Avaliação vs. classificação.
1.2. Processos diferenciados para avaliar e classificar.
1.3. Inovar - Contraiando mitos e clichês no processo de ensino e aprendizagem.
Bibliografia
Boggino, Norberto (2009). A avaliação como estratégia de ensino. Avaliar processos e resultados. Sísifo.
Revista de Ciências da Educação nº9. Lisboa: Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação -
Universidade de Lisboa
Costa, Fernando A. [et al.] (2012) Repensar as TIC na Educação. Carnaxide: Santillana
Fisher, Chris (2000). Developing the educational use of information and communications technology:
implications for the education of geography teachers, In FISHER, Chris; BINNS, Tony (eds.) Issues in
geography teaching, Londres: Routledge Falmer
Kent, Ashley (2000). Reflective Practice in Geography Teaching. Londres: Paul Chapman Publishing.
Rowntree, Les [et al.] (2008). Globalization and Diversity. Geography of a Changing World.2ª edição, (s.l.):
Pearson Prentice Hall.
Método de ensino
As aulas terão uma componente essencialmente prática onde os alunos deverão desenvolver atividades de
reflexão critica, construção de atividades de aprendizagem e debate-las com os pares. As aulas terão ainda
uma componente teórica de enquadramento a cada tema.
Método de avaliação
A avaliação consiste em:
a) Participação e elaboração de pequenos trabalhos em aula (30%).
b) Trabalho individual: Construção de uma metodologia de trabalho para ser utilizado em sala de aula com
recurso a fontes digitais (mapas digitais, gráficos dinâmicos, etc.) (70%).