
Prática de Ensino Supervisionada Ensino Português 3.º Ciclo no Ensino Básico e Secundário e Latim no Ensino Secundário - 1. semestre
Código
722160086
Unidade Orgânica
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas
Departamento
Linguística
Créditos
45
Professor responsável
Helena Topa Valentim, Maria do Rosário Laureano Santos
Horas semanais
2
Língua de ensino
Português
Objectivos
a) Mobilizar e aplicar conhecimentos científicos, pedagógicos, didáticos e metodológicos à definição, gestão e avaliação de planos curriculares e de práticas pedagógicas específicas do ensino do português e do latim.
b) Aplicar ao trabalho de observação de aulas lecionadas pelo(a) orientador(a) cooperante e à planificação, execução e avaliação de aulas as competências adquiridas em metodologias de investigação educacional, transversais à formação em Ciências da Educação e em Didática.
c) Desenvolver a planificação e a implementação de práticas pedagógico-didáticas inovadoras.
d) Desenvolver o conhecimento dos estudantes em contexto escolar, percecionando semelhanças e diferenças, particularmente em termos das necessidades, comportamentos, motivações e níveis de aprendizagem.
e) Desenvolver uma reflexão informada e crítica sobre o contexto educativo de língua.
f) Relacionar as componentes formativa, reflexiva e investigativa com a atividade de docência de língua.
Pré-requisitos
n.a.
Conteúdo
a) Observação e análise de contextos educativos.
b) Aplicação prática dos currículos e programas de português e de latim.
c) Planificação e lecionação de aulas e unidades de ensino.
d) Adaptação de abordagens de ensino de Português e de latim ao contexto educativo e às necessidades individuais dos alunos.
e) Avaliação crítica e aplicação prática e desenvolvimento de materiais e recursos.
f) Dimensão cultural e intercultural no ensino de português e de latim.
g) Educação para a cidadania em relação com o ensino-aprendizagem de português e de latim.
h) Planificação e implementação de atividades e projetos de integração escolar.
i) Avaliação contínua, incluindo modalidades de avaliação diagnóstica, formativa e sumativa.
j) Trabalho em equipa, colaboração e networking.
k) Prática reflexiva e autoavaliação.
l) Educação para a cidadania intercultural.
m) Construção ética da profissão docente.
Bibliografia
Bronckart, J.-P. (2016). Projets d’enseignement et capacités d’apprentissage. L’exemple de la langue maternelle. In: Pourquoi et comment devenir didacticien? (p. 105-122). Lille: Presses Universitaires du Septentrion.
Cerqueira, Luís (1993). Do Latim como forma de prazer. Clássica, Boletim de Pedagogia e Cultura, 19. Lisboa: Colibri/DEC, FLL, pp. 55-63.
Jabouille, Victor (1993). “Eu, Professor de Latim: hoje e amanhã”. Clássica, Boletim de Pedagogia e Cultura, 19. Lisboa: Colibri/DEC, FLL, pp. 37-54.
Jabouille, Victor (1992). Subsídios para uma bibliografia da Didáctica das Línguas Clássicas. Lisboa.
Leurquin, E., Coutinho, M. A. & Miranda, F. (orgs). (2015). Formação docente. Textos, teorias e práticas. Campinas, SP: Mercado de Letras.
Silva, J., Assis, J. e Lopes, M.-A. (orgs). (2011). Linguagem e discurso em práticas formativas e profissionais. Scripta, vol. 15, n. 28.
Método de ensino
A construção da profissionalidade docente enquadra-se numa abordagem potenciadora do desenvolvimento do pensamento crítico e da capacidade reflexiva em articulação com uma metodologia de aprender a fazer fazendo (\"learning by doing\", na terminologia de Schön) e sem perder de vista a dimensão investigativa. A supervisão decorre numa perspetiva prescritiva, colaborativa e reflexiva e conduz à reflexão sobre a atividade docente e ao desenvolvimento profissional e pessoal, com abertura à inovação e à transformação.
Método de avaliação
A avaliação é contínua nas modalidades de avaliação formativa e sumativa respeitante a todo o trabalho desenvolvido no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada. As ponderações são estabelecidas em reunião com os orientadores cooperantes e estão disponíveis nas fichas de avaliação intermédia (formativa) e final (sumativa) que os mesmos utilizam.