
Didática da Educação Musical III (Currículos e Programas) - 2. semestre
Código
722160096
Unidade Orgânica
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas
Departamento
Ciências Musicais
Créditos
10
Professor responsável
Isabel Maria Lopes Figueiredo, João Nogueira
Horas semanais
3 letivas + 1 tutorial
Língua de ensino
Português
Objectivos
No fim desta unidade curricular, o aluno deverá ser capaz de:
- Planear, ensinar e avaliar aulas de educação musical;
- Pesquisar, recolher e analisar criticamente a informação necessária para a formulação e a resolução de problemas resultantes da prática educativa.
- Reflectir sobre o papel do professor, as suas práticas e as atitudes relativas à educação musical.
Pré-requisitos
n.a.
Conteúdo
Caracterização, análise e discussão crítica de documentos oficiais da regulação da disciplina de Educação Musical; Os currículos Manhattanville Music Curriculum Program e Jump Right In; O programa e os manuais de educação musical.
Noções de direcção coral e de conjuntos. Aspectos verbais e não-verbais do comportamento do professor de educação musical.
A planificação na educação musical: fins e objectivos.
Dimensões da educação musical: audição, compreensão sonora, desempenho e execução musical, leitura e escrita notacional, conhecimento teórico, improvisação, composição, criatividade e experimentalismo sonoro;
A avaliação na educação musical: as actividades, os registos, as escalas e as grelhas de observação.
O ciclo reflexivo do professor.
Bibliografia
Clements, A. C. (Ed.) (2010). Alternative approaches in music education: Case studies from the field. Lanham: Rowman & Littlefield.
Conway, C., & Hodgman, T. (2006). Handbook for the beginning music teacher. Chicago: GIA Publications
Gordon, E. E. (2011). Learning sequences in music: A contemporary music learning theory (2012 Edition). Chicago: GIA.
Green, L. (2014). Hear, listen, play! : How to free your students´ aural, improvisation, and performance skills. New York: Oxford University Press.
Hallam, S., & Creech, A. (2010). Music education in the 21st century in the United Kingdom: Achievements, analysis and aspirations. London: Institute of Education.
Paynter, J., & Mills, J. (2008). Thinking and making : Selections from the writings of John Paynter on music in education. Oxford:Oxford University Press.
Schafer, M. R. (1992). O ouvido pensante. São Paulo: UNESP
Swanwick, K. (2015). A developing discourse in music education: The selected works of Keith Swanwick. London: Routledge.
Método de ensino
Exposição teórica dos conteúdos programáticos.
Análise e discussão de textos, vídeos e outros documentos.
Exercícios práticos de simulação, recriando diferentes contextos de ensino da educação musical.
Método de avaliação
A avaliação será efectuada com base nos seguintes elementos:
1) Duas simulações individuais, devidamente planificadas, de actividades de ensino da educação musical (50%);
2) Exercício escrito a partir de um artigo científico, integrando questões alusivas à prática docente em Educação Musical (40%);
3) Assiduidade, participação e auto-avaliação (10%).