
Teorias das aprendizagens digitais - 2. semestre
Código
723000060
Unidade Orgânica
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas
Departamento
Ciências da Comunicação
Créditos
10
Professor responsável
Irene Tomé
Horas semanais
3 letivas + 1 tutorial
Língua de ensino
Português
Objectivos
1. Compreender a importância das Teorias da Aprendizagem Digital na sua conexão com a
comunicação digital aplicadas ao ensino a distância;
2. Saber aplicar os conceitos relacionados com as teorias construtivistas a qualquer estrutura
curricular em sistema online;
3. Estudar as estratégias do processo ensino aprendizagem digital e desenvolver projectos
curriculares segundo as Teorias Construtivistas da Aprendizagem
Pré-requisitos
Não aplicável
Conteúdo
1. Ensino-Aprendizagem: evolução, dimensão e teorias;
2. Paradigma Ensino-Aprendizagem: tradicional versus digital;
3. Teorias da Aprendizagem: contextualização, objectivos e evolução ao longo dos tempos;
3.1 Pilares da educação para o século XXI: Taxonomia de Bloom; metodologias ativas;
4. Apreciação pedagógica e didáctica das Teorias da Aprendizagem Digitais;
6. As teorias desenvolvimentistas e a sua relação com os sistemas interactivos de
comunicação;
7. Estruturação de e-conteúdos e as aplicações educativas multimédia: concepção da
aplicação, desenvolvimento e produção;
8. Análise de Estudos de Caso.
Bibliografia
- Conole, G. & Olivier, M. (2007). Contemporary perspectives in e-learning research. Themes,
methods and impact on practice. NY, New York: Routledge
- Correia, C.; Tomé, I. (2007). O que é o eLearning. Lisboa: Plátano Editora
- Kriewaldt, J. et al. (2018). Educating Future Teachers: Innovative Perspectives in Professional
Experience. London: Springer
- Reali, A.; Mill, D.l (Org.) (2014). Educação a distância e tecnologias digitais: reflexões sobre
sujeitos, saberes, contextos e processos. São Carlos: EdUFSCAR
- Selwyn, N. (2013). Education in a digital world. London: Routledge
- Shaughnessy, M. & Fulgham, S. (2011). Pedagogical Models: The Discipline of Online
Teaching. Education in a Competitive and Globalizing World. NY, New York: Nova Science
Publishers
Método de ensino
A disciplina será lecionada em Unidades de Aprendizagem distribuídas ao longo do semestre.
Os recursos podem ser compostos por vídeos, textos do docente, documentos de outros
autores, apresentação de casos práticos. O diálogo pedagógico-didáctico entre professor,
alunos e saberes será implementado através de: presencial, forum, skype e mail. A par da
exposição teórica e da apresentação de casos práticos enunciados, terão, ainda lugar, outras
actividades, de forma a contemplar uma participação activa, colaborativa dos estudantes.
Método de avaliação
Avaliação formativa e sumativa. São considerados vários momentos de avaliação de reflexão
ou de pesquisa ao longo do semestre e um outro momento de avaliação ocorrerá no final do
deste e tem a forma de uma prova presencial, com a duração de 2horas;
Os resultados das avaliações são expressos na escala numérica de 0 a 20 valores. São
considerados, na avaliação de conhecimentos, outros elementos tais como a participação e
colaboração de cada estudante, com os outros estudantes e com o professor, ao longo do
semestre.
Resultado final = 40%(Participação-Colaboração e outros trabalhos) + 60%(Avaliação final) / 2