Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Criação e desenvolvimento de recursos digitais - 2. semestre

Código

723000061

Unidade Orgânica

Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Departamento

Ciências da Comunicação

Créditos

10

Professor responsável

-- Docente a contratar --, Irene Tomé

Horas semanais

3 letivas + 1 tutorial

Língua de ensino

Objectivos

- saber aplicar o conceito e estruturação de conteúdos a diferentes meios e linguagens;
- operacionalizar estratégias de desenho da navegação para a web e o mobile;
- aplicar princípios e directivas aos cursos online

Pré-requisitos

Não aplicável

Conteúdo

1. Comunicação e novos media
2. Dimensões digitais da literacia
3. Introdução ao áudio e vídeo digitais
4. Projectos educativos: análise de cenários

Bibliografia

- Churchill, D. (2017). Digital Resources for Learning. London: Spinger
- Hockly, N (2013). Digital Literacies. NY, New York: Routledge
- Levy, J. (2015). UX Strategy: How to Devise Innovative Digital Products that People Want.
California: O’Reilly Media
- Meikle, G. (2016). Social media: communication, sharing and visibility. Routledge, Taylor &
Francis Group
- Pam, B (2010). Choosing Web 2.0 Tools for Learning and Teaching in a Digital World. CA:
Santa Barbara, ABC-CLIO
- Panczuk, S. (2011). La Net Generation dans l´entreprise. Louvain-la-Neuve: De Boeck;
- Renwick, M. (2015). 5 Myths about Classroom Technology: How Do We Integrate Digital Tools
to Truly Enhance Learning? VA: Alexandria: ASCD;
- Rheingold, H. (2000). The virtual community. Cambridge, MA: M.I.T.

Método de ensino

A disciplina será lecionada em Unidades de Aprendizagem distribuídas ao longo do semestre.
Os recursos podem ser compostos por vídeos, textos do docente, documentos de outros
autores, apresentação de casos práticos. O diálogo pedagógico-didáctico entre professor,
alunos e saberes será implementado através de: presencial, forum, skype e mail. A par da
exposição teórica e da apresentação de casos práticos enunciados, terão, ainda lugar, outras
actividades, de forma a contemplar uma participação activa, colaborativa dos estudantes.

Método de avaliação

Avaliação formativa e sumativa. São considerados vários momentos de avaliação de reflexão
ou de pesquisa ao longo do semestre e um outro momento de avaliação ocorrerá no final do
deste e tem a forma de uma prova presencial, com a duração de 2horas;
Os resultados das avaliações são expressos na escala numérica de 0 a 20 valores. São
considerados, na avaliação de conhecimentos, outros elementos tais como a participação e
colaboração de cada estudante, com os outros estudantes e com o professor, ao longo do
semestre.
Resultado final = 40%(Participação-Colaboração e outros trabalhos) + 60%(Avaliação final) / 2

Cursos