Faculdade de Ciências e Tecnologia

Conservação e Restauro

Ciclo

Segundo ciclo

Grau

Mestre

Percursos

Coordenadora

Joana Lia Antunes Ferreira

Data de abertura

Setembro

Propinas

1063,47 Euros/ano ou 7000,00 Euros/ano (para estudantes estrangeiros).

O pagamento pode ser feito em 3 prestações.

Horários

Diurno.

Objectivos educativos

O Mestre em Conservação e Restauro terá autonomia para aplicar os fundamentos da Conservação Preventiva, bem como para exercer intervenção curativa sobre a Obra, ou seja, para Restaurar.

A competência para levar a cabo uma intervenção de Restauro implica uma atitude crítica e um diagnóstico profundo que permitirá não só caracterizar o estado de alteração e patologias da Obra como propor as medidas de intervenção, preventiva ou curativa, mais correctas. Assumem particular relevo na formação dessa atitude crítica, a história e técnicas de produção artística e os métodos de exame e análise em Arte e Arqueologia.

No estágio final, de duração anual, o aluno construirá a sua área de especialização. No estágio, os estudantes são preparados para os problemas abertos e ambíguos que serão o quotidiano na sua vida profissional futura, bem como para o “stress” do trabalho diário numa economia de mercado, muito competitiva.

O profissional formado saberá inovar, actualizar-se em permanência e competir a nível internacional.

Condições de acesso

Condições de Acesso:

  1. Titulares de grau de licenciado, que possuam um número mínimo de 80 créditos nas áreas da Conservação (CONS) e Ciências da Conservação (CCONS) (CONS + CCONS = 80 ECTS) e formação em História da Arte (20 ECTS).
  2. Titulares de um grau académico superior estrangeiro que seja reconhecido como satisfazendo os objectivos do grau de licenciado em Conservação, pelo Conselho de Departamento de Conservação e Restauro e pelo Conselho Científico da FCT/UNL.
  3. Detentores de um currículo escolar, científico ou profissional, que seja reconhecido como atestando capacidade pela realização deste ciclo de estudos pelo Conselho de Departamento de Conservação e Restauro e pelo Conselho Científico da FCT/UNL.
Critérios de seriação dos candidatos:
  1. Em regra.os alunos serão seriados pela  classificação académica obtida no primeiro ciclo;
  2. em caso de empate, efectua-se uma segunda seriação, tendo em conta o número de anos que o aluno levou a concluir o 1º ciclo;
  3. por fim, se ainda for necessário para desempate, será considerada a idade do candidato.

Requisitos para obtenção do grau ou diploma

Duração: 2 anos

Créditos totais: 120 ECTS

Áreas científicas obrigatórias:

Especialização Conservação e Restauro

Área científica Sigla Créditos (ECTS)
Obrigatórios Optativos
Ciências Humanas e Sociais CHS 6 -
Ciências da Conservação CCONS 33 -
Conservação e Restauro CONS 75 -
Conservação e Restauro / Ciências da Conservação   CONS / CCONS - 6
TOTAL 114 6

Especialização Ciências da Conservação 

Área científica Sigla Créditos (ECTS)
Obrigatórios Optativos
Ciências Humanas e Sociais CHS 6 -
Ciências da Conservação CCONS 96 6
Conservação e Restauro CONS 12 -
TOTAL 114 6

 

Acesso a outros cursos

Acesso ao 3.º ciclo

Regras de avaliação

A avaliação de todas as UC é contínua para todas as componentes que a integrarem, tendo obrigatoriamente de estar concluída até ao último dia do período de aulas do semestre letivo.

A avaliação contínua de uma UC tem de incluir um mínimo de três elementos no conjunto das componentes de avaliação, em datas adequadamente espaçadas ao longo do período de aulas.

Todas as UC com componente de avaliação teórico-prática têm de prever, supletivamente, uma forma de avaliação desta componente por exame, a realizar após o período de aulas (Exame de Recurso).

Todos os requisitos e condições respeitantes à avaliação das UC, nomeadamente os pesos e classificações mínimas, caso existam, de cada componente, bem como as condições de Frequência, são definidas a priori e, obrigatoriamente, publicados na Ficha da Disciplina.  

Para cada UC são admitidas combinações de três componentes de avaliação: (i) Avaliação teórico-prática; (ii) Avaliação laboratorial ou de projeto; (iii) Avaliação sumativa.

A disciplina de Dissertação (ou Projeto) compreende uma discussão pública com Júri, de acordo com lei.

Ver Regulamento de Avaliação de Conhecimentos (Licenciaturas, Mestrados Integrados e Mestrados)

Estrutura