Faculdade de Ciências e Tecnologia

Biologia

Ciclo

Terceiro ciclo

Grau

Doutor

Percursos

Coordenadora

Isabel Maria Godinho de Sá Nogueira

Data de abertura

Outubro

Propinas

2750,00 Euros/ano para todos os estudantes.

Horários

Depende da modalidade de funcionamento de cada unidade lectiva. O funcionamento será acordado com cada aluno de doutoramento, ou quando o seu número exceda 10 num ano lectivo, será acordado com o conjunto de alunos do programa.

Objectivos educativos

O programa Doutoral em Biologia tem como objectivo primordial a ulterior diferenciação científica e profissionalizante, contribuindo para a formação avançada de recursos humanos especializados visando a sua integração na crescente rede de acção dentro do âmbito das competências conferidas pela área das Ciências da Vida e em particular pela ramo nuclear da Biologia. O objectivo final do programa, com forte orientação para a investigação, será o de formar investigadores altamente qualificados e com competência para realizar e desenvolver projectos de I&D  em autonomia, integrando sectores de actividade económica e social e/ou em ambiente universitário.

O propgrama inclui diferentes especialidades de Doutoramento no Ramo de Biologia (Genética Molecular, Microbiologia, Biologia Celular, Biologia Molecular, Biologia Vegetal, Biotecnologia e Bioinformática), cada uma das quais representa um domínio do conhecimento biológico e reúne, um conjunto particular de saberes cuja abordagem requer, na generalidade, metodologias específicas.

Saídas Profissionais

Docência em Instituições de Ensino Superior, Investigação Científica, Laboratórios Clínicos, Indústrias Biotecnológicas, Farmacêuticas e afins.

Condições de acesso

Podem candidatar-se ao acesso ao programa de doutoramento em Biologia:

  1. Os titulares do grau de mestre, ou equivalente legal, concedido por instituições de ensino superior portuguesas ou estrangeiras, legalmente reconhecidas.
  2. Os titulares de grau de licenciado correspondente a uma licenciatura com um número de unidades curriculares que possam ser consideradas equivalentes a pelo menos 240 créditos.
  3. Os detentores de um currículo escolar, científico ou profissional, que seja reconhecido pelo Conselho Científico da FCT-UNL, como atestando capacidade para realização deste ciclo de estudos.

A selecção dos candidatos é da responsabilidade da Comissão Científica do doutoramento através da apreciação da documentação apresentada.
Os candidatos que reúnam as condições de natureza académica e curricular, expressas anteriormente, serão seleccionados e seriados tendo em atenção os seguintes critérios:
a) Curriculum académico e científico;
b) Curriculum profissional;
O processo de candidatura pode incluir uma entrevista individual para clarificação de intenções, interesses e motivações do candidato.

Estrutura