
Media Digitais
Ciclo
Terceiro ciclo
Grau
Doutor
Percursos
- Criação de Audiovisual e de Conteúdos Interactivos
- Tecnologias
- Jornalismo
- Indústria, Públicos e Mercados
Coordenador
Nuno Manuel Robalo Correia
Data de abertura
Outubro
Propinas
2750,00 Euros/ano para todos os estudantes.
Horários
Depende da modalidade de funcionamento de cada unidade lectiva. O funcionamento será acordado com cada aluno de doutoramento, ou quando o seu número exceda 10 num ano lectivo, será acordado com o conjunto de alunos do programa.
Objectivos educativos
Objectivos
Este programa de Doutoramento, proposto pelas Universidade do Porto e Universidade Nova de Lisboa, em colaboração com a Universidade de Texas em Austin, fornece uma formação especializada na área dos Media Digitais.
O aparecimento de novas aplicações na área dos media digitais tais como os videojogos, os conteúdos interactivos sobre a web, a TV interactiva, o video on demand, o aparecimento de software educativo de elevado impacto nas camadas mais jovens e, ainda mais recentemente, a divulgação de conteúdos informativos, de marketing e de lazer em dispositivos móveis, demonstram a importância do estudo e investigação sobre este tipo de conteúdos e o estudo da sua relação com a tecnologia, as diferentes áreas da ciência e a sociedade em geral. Torna-se ainda clara a necessidade de as universidades formarem profissionais nesta área, com as competências correspondentes aos diversos níveis de formação e, neste caso, ao nível do terceiro ciclo.
O objectivo final deste programa será formar investigadores, docentes universitários, e líderes em processos de inovação nas áreas fundamentais e aplicadas dos Media Digitais.
Condições de acesso
Regras de Admissão:
Para ingressar no programa de doutoramento, o candidato deve satisfazer as condições estabelecidas na legislação nacional, nos normativos específicos aplicáveis e, em particular, respeitar pelo menos uma das alternativas expressas nas alíneas seguintes:
- Possuir o grau de mestre ou um 2.º ciclo de estudos em engenharia em áreas tecnológicas e científicas afins aos media digitais, ciências da informação e da comunicação ou design;
- Possuir uma graduação de Ensino Superior, obtida em instituição nacional ou estrangeira, reconhecida como apropriada pela comissão científica do programa;
- Possuir um currículo profissional ou científico reconhecido, pela comissão científica, como relevante e apropriado.