Faculdade de Ciências e Tecnologia

Estatística e Gestão do Risco

Ciclo

Terceiro ciclo

Grau

Doutor

Percursos

Coordenador

Manuel Leote Tavares Inglês Esquível

Data de abertura

Outubro

Propinas

2750,00 Euros/ano para todos os estudantes.

Horários

Horário de funcionamento

O núcleo central da escolaridade requererá um máximo de 12 horas semanais para os quais é necessária uma disponibilidade de 6 horas por dia, em dois dias. Os horários serão definidos de acordo com as disponibilidades dos intervenientes.

Regime

Consoante o número de inscritos em cada especialidade poderá haver aulas teóricas, sessões de problemas ou regime tutorial.

Objectivos educativos

Objectivos

Para além de contribuir para a criação, preservação e difusão do conhecimento em Matemática nas especialidades de Estatística, Matemáticas Actuariais Económicas e Financeiras e, Probabilidades e Processos Estocásticos, são objectivos deste programa de doutoramento:

1.proporcionar uma formação científica especializada de alto nível;
2.proporcionar a prática de investigação avaliada e reconhecida;
3.proporcionar ao estudante amplas possibilidades de internacionalização.

Condições de acesso

Podem candidatar-se ao acesso ao programa de doutoramento em Estatística e Gestão do Risco:

  1. Os titulares do grau de mestre, ou equivalente legal, concedido por instituições de ensino superior portuguesas ou estrangeiras, legalmente reconhecidas.
  2. Os titulares de grau de licenciado correspondente a uma licenciatura com um número de unidades curriculares que possam ser consideradas equivalentes a pelo menos 240 créditos.
  3. Os detentores de um currículo escolar, científico ou profissional, que seja reconhecido pelo Conselho Científico da FCT-UNL, como atestando capacidade para realização deste ciclo de estudos.

A selecção dos candidatos é da responsabilidade da Comissão Científica do doutoramento através da apreciação da documentação apresentada.
Os candidatos que reúnam as condições de natureza académica e curricular, expressas anteriormente, serão seleccionados e seriados tendo em atenção os seguintes critérios:
a) Curriculum académico e científico;
b) Curriculum profissional;
O processo de candidatura pode incluir uma entrevista individual para clarificação de intenções, interesses e motivações do candidato.

Estrutura