
Fundamentos de e-Planning
Código
10068
Unidade Orgânica
Faculdade de Ciências e Tecnologia
Departamento
Departamento de Ciências e Engenharia do Ambiente
Créditos
6.0
Língua de ensino
Português
Objectivos
Apresentar a teoria em e-Planning e as fronteiras desta area cientifica;
Apresentar a teoria em e-Planning e o corpo do conhecimento deste dominio cientifico;
Permitir entender a natureza das novas Tecnologias de Informação e Comunicação;
Adquirir a literacia fundamental em e-Planning
Familiarizar com as fronteiras da agenda de investigação e-Planning;
Construir uma identidade cientifica comum na comunidade de investigação e-Planning;
Dar as bases para uma ética da tecnologia em planeamento e correspondentes sistemas de valores.
Os alunos deverão ser capazes de:
- produzir um diagnóstico e uma reflexão crítica sobre as teorias dominantes em e-Planning.
- avaliar as implicações das temáticas abordadas., em termos de definição das políticas publicas e planeamento.
Conteúdo
1. Agenda de Investigação e-Planning: Raizes e Conceitos
2. O Salto Qualitativo das TIC e seus Impactos
3. Internet, WWW e Comunicação no sec. XXI
4. Teorias de Informação, Comunicação e Representação do Conhecimento
5. Geopolitica do Desenvolvimento na Sociedade de Informação
6. O contexto das novas TIC nas Políticas Publicas e Regulação
7. Teoria dos Transientes em Planeamento: Sistemas Regulados vs Rupturas
8. Desafios de Privacidade & Liberdades vs. Eficîência e Segurança
9. Analise Espacial e Geo-referênciação em Planeamento
10. e-Government vs. Automatização de serviços
11. “Smart Cities”, Inclusão e Sustentabilidade
12. TIC como uma nova dimensão do Ordenamento do Território
13. Paradigmas do Planeamento e o papel das TIC
14. TIC e Participação Publica na Decisão e no Planeamento
15. Ubiquidade das TIC e as novas e-Redes Sociais
16. Netiquette -A ética em e-Planning
Bibliografia
Ferraz de Abreu, P. 2020 "Manual Fundamentos de ePlanning"
Ferraz de Abreu, P. et al. (2013), "Projectos e-Planning - As Primeiras Jornadas", C Press, ISBN 9789899866102
Berners-Lee, T. (2010), “Long Live the Web: A Call for Continued Open Standards and Neutrality”, Scientific American.
Ferraz de Abreu, P. (2008), “The ePlanning Agenda”, in “MIT-Portugal: Technology with Social Sciences”, UTL.
Ferraz de Abreu, P. (2002), "New Information Technologies in Public Participation: A Challenge to Old Decision-making Institutional Frameworks", Ph.D. Thesis. MIT , Dept. Urban Studies and Regional Planning, USA
Chomsky, N. (2000), "The Manufacture of Consent".
Ferraz de Abreu, P. & Joanaz de Melo, J. (eds) (2000), Public Participation & Information Technologies 1999, DCEA-FCT-UNL & CITIDEP, 599 pags. ISBN 972-98617-0-6
Ferraz de Abreu, P. (1994), "Towards a Definition of Information Systems in Planning", MIT, DUSP, USA.
Método de ensino
As metodologias de ensino visam a participação ativa dos doutorandos nas aulas
Método de avaliação
A avaliação é basada em:
- TPC / trabalhos escritos, semanais e/ou por capitulo, sobre a matéria das aulas e referencias, como sumários de análise-síntese da matéria dada nas aulas, recensões criticas de referências distribuidas; ou em casos identificados pelo docente, perguntas-resposta multi-escolha. Pressupondo mandatóriamente a participação do aluno nas respectivas aulas (40%)
- Participação nas aulas, que pode incluir momentos de avaliação/auto-avaliação (30%);
- Base de Dados ePlanning, com 5 exemplos (de cada) documentados de investigadores, referencias bibliográficas, projectos, revistas cientificas, cursos académicos, (5%);
- Artigo Final , 10 pag. (8-14), pronto a submeter a revista com arbitragem cientifica(25%).