
Introdução à Conservação e Restauro I
Código
10130
Unidade Orgânica
Faculdade de Ciências e Tecnologia
Departamento
Departamento de Conservação e Restauro
Créditos
6.0
Professor responsável
Catarina Paula Oliveira de Mattos Villamariz, Maria João Seixas de Melo
Horas semanais
5
Língua de ensino
Português
Objectivos
O objectivo desta disciplina é integrar o aluno nos projectos de investigação e de prática de conservação, em curso no Departamento, permitindo que ele apreenda, de imediato, a complexidade do trabalho corrente, nesta área científica.
Cada aluno tem um tutor, outro aluno do departamento de mestrado ou doutoramento, e o orientador que coincide com o responsável do Laboratório, sendo a coordenação global da disciplina realizada pela sua responsável.
Os alunos serão distribuídos pelos seguintes laboratórios e programas
1. Laboratório Científico
2. Laboratório DAC
3. Laboratório Documentos Gráficos
4. Laboratório Pintura
5. Laboratório Metais
6. Laboratório Cerâmica e Vidro
7. Laboratório Biodeterioração
8. Laboratório Património M&C
No final do semestre o aluno deverá ser capaz de i) utilizar as ferramentas fundamentais para poder proceder à pesquisa bibliográfica, recorrendo a IGNOREes fidedignas; ii) revelar capacidades organizativas e cumprir com as regras de higiene e segurança indispensáveis ao trabalho com alto grau de qualidade iii) desenvolver a capacidade critica que lhe permite diferenciar entre medidas de conservação aceitáveis e desajustadas vi) apresentar e transmitir as conclusões do trabalho desenvolvido, nomeadamente através de uma apresentação oral e de um relatório escrito.
Conteúdo
1. Iniciação à pesquisa documental: pesquisa na internet e em Bases de Dados especializadas.
2. Introdução aos métodos de investigação.
3. Métodos de organização do trabalho no laboratório de Conservação e Restauro.
4. Princípios de higiene e segurança no trabalho.
5. Iniciação aos métodos de conservação preventiva.
6. Iniciação às práticas elementares de conservação.
7. Instituições relevantes de Conservação e Restauro: funções principais.
8. Execução de relatórios técnicos e métodos de apresentação.
Bibliografia
Bibliografia geral:
AZEVEDO, Carlos Alberto Moreira - Metodologia científica: contributos práticos para a elaboração de trabalhos académicos. 9ª ed. Lisboa: Universidade Católica, 2008. 180 p.
CASE, Donald Owen - Looking for information [Recurso electrónico] : a survey of research on information seeking, needs, and behavior.2nd ed. London: Academic Press, 2007. 423 p.
CARVALHO, Maria Cecília Maringoni de, org. -Construindo o saber: metodologia científica: fundamentos e técnicas. 15.ª ed. Campinas: Papirus, 2003. 175 p.
NUNES, Fernando M. D. Oliveira - Segurança e higiene do trabalho: manual técnico. Amadora, Portugal: Edições Gustave Eiffel, 2006. 637 p.
Bibliografia específica: a fornecer pelo Laboratório em função do projecto em curso
Método de ensino
O trabalho de cada aluno é seguido pela figura do tutor (outro aluno do departamento a desenvolver um projecto de mestrado ou doutoramento) e pelo orientador que é coincidente com o responsável do Laboratório onde o aluno está integrado, sendo a coordenação geral da disciplina realizada pela sua responsável.
O ensino baseia-se em aulas teórico-práticas realizadas em contexto de laboratório; à excepção da primeira aula teórica que visa a apresentação do programa da disciplina e a apreensão do seu primeiro tema. Os alunos têm um programa de trabalho individual, integrado nos projectos de pesquisa a decorrer no Laboratório, através do qual são abordados os diversos pontos do programa a leccionar.
Método de avaliação
O aluno será avaliado:
a) em avaliação continua - no laboratório onde está a desenvolver o seu programa de trabalho
b) por um relatório escrito sobre as atividades desenvolvidas, a apresentar ao coordenador do laboratório.
Nessa avaliação serão contemplados os seguintes parâmetros: frequência e assiduidade, empenho, capacidade de integração e trabalho em equipa, compreensão das matérias, capacidade crítica, expressão oral e escrita.
Estes dois métodos de avaliação devem corresponder a 40% da nota final e são da responsabilidade do coordenador do laboratório, o qual será coadjuvado pelo tutor do aluno a avaliar.
Os restantes 60% da nota final correspondem à apresentação oral e discussão do trabalho perante os coordenadores dos laboratórios, o responsável e o regente da disciplina.
Datas das Avaliações:
As datas exactas de entrega do relatório ficam ao critério do responsável de cada laboratório que terá apenas de respeitar os prazos limite - 14 de Dezembro para a primeira versão e 21 de Dezembro para a versão final.
A versão final deverá ser enviada por mail em ficheiro pdf à regente da UC, Catarina Villamariz, com Cc para o coordenador do laboratório; a entrega de uma versão impressa é opcional – caso o aluno pretenda entregar a versão impressa deverá faze-lo no secretariado do DCR até 21 de Dezembro, às 17 h.
Para os alunos que entrem em 2ª e 3ª fase as datas de entrega serão acordadas com os coordenadores dos respectivos laboratórios.
A apresentação oral está prevista para a data do exame.
As apresentações têm um máximo de 10 minutos + 5 para discussão, num total de 15 minutos por aluno.
Formatação do relatório escrito:
O relatório deverá corresponder a um máximo de10 páginas a 1,5 espaço em letra Arial ou Helvética 11 ou Times New Roman 12.