Faculdade de Ciências e Tecnologia

Introdução à Conservação e Restauro I

Código

10130

Unidade Orgânica

Faculdade de Ciências e Tecnologia

Departamento

Departamento de Conservação e Restauro

Créditos

6.0

Professor responsável

Catarina Paula Oliveira de Mattos Villamariz, Maria João Seixas de Melo

Horas semanais

5

Língua de ensino

Português

Objectivos

O objectivo desta disciplina é integrar o aluno nos projectos de investigação e de prática de conservação, em curso no Departamento, permitindo que ele apreenda, de imediato, a complexidade do trabalho corrente, nesta área científica.

Cada aluno tem um tutor, outro aluno do departamento de mestrado ou doutoramento, e o orientador que coincide com o responsável do Laboratório, sendo a coordenação global da disciplina realizada pela sua responsável.

Os alunos serão distribuídos pelos seguintes laboratórios e programas

1. Laboratório Científico

2. Laboratório DAC

3. Laboratório Documentos Gráficos

4. Laboratório Pintura

5. Laboratório Metais

6. Laboratório Cerâmica e Vidro

7. Laboratório Biodeterioração

8. Laboratório Património M&C

No final do semestre o aluno deverá ser capaz de i) utilizar as ferramentas fundamentais para poder proceder à pesquisa bibliográfica, recorrendo a IGNOREes fidedignas;  ii) revelar capacidades organizativas e cumprir com as regras de higiene e segurança indispensáveis ao trabalho com alto grau de qualidade iii) desenvolver a capacidade critica que lhe permite diferenciar entre medidas de conservação aceitáveis e desajustadas vi) apresentar e transmitir as conclusões do trabalho desenvolvido, nomeadamente através de uma apresentação oral e de um relatório escrito.

Conteúdo

1. Iniciação à pesquisa documental: pesquisa na internet e em Bases de Dados especializadas.

2. Introdução aos métodos de investigação.

3. Métodos de organização do trabalho no laboratório de Conservação e Restauro.

4. Princípios de higiene e segurança no trabalho.

5. Iniciação aos métodos de conservação preventiva.

6. Iniciação às práticas elementares de conservação.

7. Instituições relevantes de Conservação e Restauro: funções principais.

8. Execução de relatórios técnicos e métodos de apresentação. 

Bibliografia

Bibliografia geral:

AZEVEDO, Carlos Alberto Moreira - Metodologia científica: contributos práticos para a elaboração de trabalhos académicos. 9ª ed. Lisboa: Universidade Católica, 2008. 180 p. 

CASE, Donald Owen - Looking for information [Recurso electrónico] : a survey of research on information seeking, needs, and behavior.2nd ed. London: Academic Press, 2007. 423 p. 

CARVALHO, Maria Cecília Maringoni de, org. -Construindo o saber: metodologia científica: fundamentos e técnicas. 15.ª ed. Campinas: Papirus, 2003. 175 p. 

NUNES, Fernando M. D. Oliveira - Segurança e higiene do trabalho: manual técnico. Amadora, Portugal: Edições Gustave Eiffel, 2006. 637 p.

Bibliografia específica: a fornecer pelo Laboratório em função do projecto em curso

Método de ensino

O trabalho de cada aluno é seguido pela figura do tutor (outro aluno do departamento a desenvolver um projecto de mestrado ou doutoramento) e pelo orientador que é coincidente com o responsável do Laboratório onde o aluno está integrado, sendo a coordenação geral da disciplina realizada pela sua responsável.  

O ensino baseia-se em aulas teórico-práticas realizadas em contexto de laboratório; à excepção da primeira aula teórica que visa a apresentação do programa da disciplina e a apreensão do seu primeiro tema. Os alunos têm um programa de trabalho individual, integrado nos projectos de pesquisa a decorrer no Laboratório, através do qual  são abordados os diversos pontos do programa a leccionar.

Método de avaliação

O aluno será avaliado:

a)      em avaliação continua - no laboratório onde está  a desenvolver o seu programa de trabalho

b)      por um relatório escrito sobre as atividades desenvolvidas, a apresentar ao coordenador do laboratório.

Nessa avaliação serão contemplados os seguintes parâmetros: frequência e assiduidade, empenho, capacidade de integração e trabalho em equipa, compreensão das matérias, capacidade crítica,  expressão oral e escrita.

Estes dois métodos de avaliação devem corresponder a 40% da nota final e são da responsabilidade do coordenador do laboratório, o qual será coadjuvado pelo tutor do aluno a avaliar.

Os restantes 60% da nota final correspondem à apresentação oral e discussão do trabalho perante os coordenadores dos laboratórios, o responsável e o regente da disciplina.

 

Datas das Avaliações:

As datas exactas de entrega do relatório ficam ao critério do responsável de cada laboratório que terá apenas de respeitar os prazos limite - 14 de Dezembro para a primeira versão e 21 de Dezembro para a versão final.

A versão final deverá ser enviada por mail em ficheiro pdf à regente da UC, Catarina Villamariz, com Cc para o coordenador do laboratório; a entrega de uma versão impressa é opcional – caso o aluno pretenda entregar a versão impressa deverá faze-lo no secretariado do DCR até  21 de Dezembro, às 17 h.

 Para os alunos que entrem em 2ª e 3ª fase as datas de entrega serão acordadas com os coordenadores dos respectivos laboratórios.

A apresentação oral está prevista para a data do exame.

As apresentações têm um máximo de 10 minutos + 5 para discussão, num total de 15 minutos por aluno.

 

Formatação do relatório escrito:

O relatório deverá corresponder a um máximo de10 páginas a 1,5 espaço em letra Arial ou Helvética 11 ou Times New Roman 12.

 

 

Cursos