Faculdade de Ciências e Tecnologia

Processamento e Reciclagem de Polímeros

Código

10200

Unidade Orgânica

Faculdade de Ciências e Tecnologia

Departamento

Departamento de Ciências dos Materiais

Créditos

6.0

Professor responsável

Maria Teresa Varanda Cidade

Horas semanais

5

Língua de ensino

Português

Conteúdo

Capítulo 1 – Introdução: Processos contínuos e descontínuos; exemplos de técnicas e objectos finais fabricados por estes dois tipos de processos.

Extrusão: constituição de uma extrusora e função dos diferentes orgãos. Etapas do processo. Sistemas de aquecimento/arrefecimento. Linhas de extrusão: arrefecimento/calibração; extracção, corte, recepção. Condições operatórias.

 

Capítulo 2 – Diversos tipos de extrusão: extrusão de perfis; extrusão de placas, folhas e filmes; extrusão-sopro; extrusão de filmes, fibras e monofilamentos; extrusão-insuflação; extrusão-revestimento de cabos eléctricos e extrusão-granulação. Equipamentos e procedimentos. Materiais e aplicações.

 

Capítulo 3 – Moldação por injecção: constituição de uma máquina de injecção e função dos diferentes orgãos. Etapas do processo. Sistemas de alimentação, de ejecção e de comando e regulação. Concepção e fabrico dos moldes. Condições operatórias. Materiais e aplicações.

 

Capítulo 4 – Moldação por injecção-insuflação (ou injecção-sopro): constituição de uma estação de injecção-sopro: processos “one-step” e “two step”, função dos diferentes orgãos. Etapas do processo. Estiramento e bi-orientação. Vantagens e desvantagens desta técnica relativamente à de extrusão-insuflação. Materiais e aplicações.

 

Capítulo 5 - Calandragem e termoformação: 1.Termoformação: as diferentes técnicas de termoformação; equipamento, etapas do processo, procedimento. Materiais e aplicações. 2. Calandragem: equipamento, etapas do processo, procedimento. Materiais e aplicações.

 

Capítulo 6 – Breve referência a outras tecnologias, parte 1.: moldação por injecção e reacção (RIM), moldação por rotação, vazados termoplásticos, revestimentos, etc.

Caso particular do processamento de termoendurecíveis: moldação por compressão, transfer e injecção: equipamento, procedimento. Processamento de borrachas: extrusão, injecção, compressão. Equipamento, procedimento.

 

Capítulo 7 – Breve referência a outras tecnologias, parte 2: Pultrusão, co-injecção, Moldação de espumas, SMC (“sheet molding compound/composite”).

 

Capítulo 8 – Valorização de Resíduos Poliméricos: Noções gerais sobre os resíduos plásticos e sua valorização. Ciclo de vida de um Material Polimérico. Fontes de resíduos: Fluxos e Fileiras. Consumo de materiais poliméricos e produção de resíduos por setor. Técnicas de valorização de resíduos sólidos e análise das práticas de valorização por setor industrial e por país (Europa Ocidental).Materiais poliméricos: Tecnologias de valorização.

 

Capítulo 9 – Gestão Integrada de Resíduos Sólidos: Sistemas de gestão integrada. Resíduos e atividade humana; Operações num Sistema de GIR e sua estrutura hierárquica. Tipologia de Resíduos Sólidos. Resíduos na Fonte, Recolha, Transporte e Transferência e Estações de Triagem. Principai métodos espetroscópicos para a identificação de resíduos e sistema automatizados de seleção.

 

Capítulo 10 – Reciclagem Mecânica de Materiais Plásticos: Materiais para a Reciclagem Mecânica. Fases na valorização mecânica dos resíduos plásticos. Efeito da reciclagem nas propriedades dos produtos finais. Técnicas de Reciclagem Mecânica: Pré-tratamento e Reprocessamento de resíduos mono produto e misturas. Referência a processos pirolíticos e solvolíticos. Modificação e compatibilização de polímeros.

 

Capítulo 11 – Mecanismos de Degradação de Polímeros. Biodegradabilidade.

 

Capítulo 12 – Polímeros e o Ambiente: Desenvolvimento sustentável e Analise do Ciclo de Vida. Avaliação dos Impactos Ambientais e identificação de “hot-spots” no ciclo de vida dos produtos.

Bibliografia

 “Plastics Engineering”, R.J. Crawford, Pergamon Press, 1987.

Matiéres Plástiques II”, Jean Bost, Technique & Documentation, 1986.

“Tecnologia de Transformação de Plásticos – Texto de Apoio”, M. T. Cidade, FCT/UNL, 1995.

“Recycling and Recovery of Plastics” J. Brandrup (Ed.), Hanser Publishers, 1995.

“Polymer, The Environment and Sustainable Development”, A. Azapagia, A. Emsley, I. Hamerton, John Wiley & Sons, 2003.

Método de avaliação

A classificação final (NF) será calculada por recurso à expressão:

NF = 0.70 NT + 0.2 NP + 0.10Np 

com

NT – média dos 2 testes ou nota obtida no exame

NP – nota dos trabalhos de laboratório e visita de estudo; esta nota será determinada a partir da avaliação de um questionário individual, tratando matérias referentes às aulas de laboratório e às visitas de estudo, questionário este a realizar uma a duas semanas após a realização da aula/visita

Nota: alunos TE têm de assistir obrigatoriamente às aulas de laboratório e às visitas de estudo

Np – nota atribuída pela participação do aluno nas aulas de resolução de problemas, e que terá em conta não só a nota atribuída pela resolução prévia dos problemas (resolução feita fora do período de aulas, pelo aluno), mas também o número de aulas assistidas e participação durante a própria aula.

Nota: alunos TE não devem ser penalisados por não comparecerem às aulas de problemas (desde que apresentem justificação da entidade patronal para cada um dos dias em que faltaram). Nesse caso terão 10 nesta nota, a menos que venham a algumas aulas e nesse caso ser-lhes-á contabilizados os resultados só dessas aulas

Os alunos poderão dispensar de exame caso tenham obtido NF maior ou igual a 9.5 val, com NT maior ou igual a 9.0 val. Os alunos que não tenham obtido aprovação por testes, poderão realizar um exame desde que tenham obtido frequência no módulo, sendo a frequência dada pela média aritmética da nota prática, NP, com a nota de participação, Np, média esta que terá de ser igual ou superior a 9.5 val, não podendo nenhuma delas ser inferior a 8 val.

 

Cursos