Faculdade de Ciências e Tecnologia

Bioquímica Geral C

Código

10348

Unidade Orgânica

Faculdade de Ciências e Tecnologia

Departamento

Departamento de Química

Créditos

6.0

Professor responsável

Teresa Sacadura Santos Silva

Horas semanais

4

Língua de ensino

Português

Objectivos

No fim do semestre o aluno deverá conseguir, com facilidade:

  Descrever  a constituição e a estrutura de proteínas. Conhecer as interacções envolvidas nos diferentes níveis estruturais (estrutura primária, secundária, terciária e quaternária). Distinguir proteínas globulares e fibrosas. Conhecer os métodos experimentais correntes de isolamento, purificação, sequenciação e caracterização estrutural de proteínas.  Saber dar exemplos de correlação estrutura – função em proteínas, nomeadamente no que diz respeito ao mecanismo de algumas enzimas. Descrever  os conceitos básicos de catálise enzimática, o papel de cofactores e a regulação enzimática. Interpretar dados de cinética enzimática e calcular parâmetros cinéticos com e sem inibição de acordo com o modelo Michaelis-Menten. Proceder à execução de ensaios enzimáticos.

 Descrever a constituição, a estrutura e os tipos mais comuns de carbohidratos.

Descrever a constituição e as estruturas do DNA e do RNA. Descrever os processos e a regulação dos passos de replicação, de transcrição e de tradução do DNA. Ter conhecimentos sobre os procedimentos da tecnologia do DNA recombinante.

 Descrever a  constituição, a  estrutura  e  as principais propriedades físicas das membranas celulares. Descrever as principais características do modelo do mosaico fluido para as membranas biológicas. Conhecer os sistemas de transporte biológico.

 Compreender as principais características do metabolismo, do catabolismo e do anabolismo. Conhecer as estruturas dos nucleótidos envolvidos no metabolismo.  Compreender  o papel central do ATP  no metabolismo. Perceber os conceitos básicos de bioenergética incluindo  o acoplamento de reacções. Proceder a cálculos de bioenergética.  Descrever as principais vias metabólicas na célula, as suas interacções e a sua regulação, com enfoque no caminho metabólico central e na fotossíntese.Compreender e descrever correctamente a diferença entre a fosforilação a nível de substracto e a fosforilação associada à transferência electrónica.

Obter competências na utilização de materiais e equipamentos correntemente disponíveis num laboratório de bioquímica, bem como na aquisição, tratamento, apresentação e discussão de resultados experimentais

Conteúdo

Conteúdos das aulas teóricas e teórico-práticas:

Macromoléculas: proteínas fibrosas e globulares. Métodos de separação e caracterização de proteínas. Exemplos de correlação estrutura – função em proteínas. Tópicos de enzimologia. Ácidos nucleicos. Transmissão da informação genética. Tópicos  de engenharia genética. Carbohidratos. Tópicos de glicobiologia. Lípidos. Membranas biológicas. Tópicos de transporte biológico.

Metabolismo: Características gerais do metabolismo. Bioenergética.  Glicólise. Fermentações.      Ciclo dos ácidos tricarboxílicos. Transferêcia electrónica mitocondrial e fosforilação oxidativa. Fotossíntese e fotofosforilação.

 Práticas de laboratório:

Propriedades ácido-base de aminoácidos. Separação de proteínas por cromatografia em coluna. identificação de hidratos de carbono. 

Bibliografia

LEHNINGER PRINCIPLES OF BIOCHEMISTRY
Nelson, D.L., & Cox, M.M.
W.H. Freeman and Company, San Francisco, 5th ed. 2008

PRINCIPLES OF BIOCHEMISTRY
Voet, D., Voet, J.G. & Pratt, C.W.
John Wiley & Sons, Inc., New York, 3rd ed. 2008

BIOCHEMISTRY
Lubert Stryer
W. H. Freeman and Company, San Francisco.
6th Ed. 2007

Método de ensino

Aulas teórico-práticas e aulas práticas de laboratório. As aulas teórico-práticas incluem sessões de resolução de problemas e  serão  dadas com recurso a “data show”. As aulas práticas de laboratório consistem na realização, em grupos de 3 ou 4 alunos, de quatro trabalhos  experimentais. Os alunos farão a apresentação de um seminário sobre a matéria da UC.

Método de avaliação

 

  1. I.    Condições gerais de participação, frequência e avaliação  dadisciplina

 

1.

A disciplina de Bioquímica Geral C integra:

-   Aulas teóricas (2h por semana)

-   aulas teórico-práticas (4 sessões de 3h);

-   aulas práticas de laboratório (3 sessões de 3h)

-   sessão de apresentação de seminários (1 sessão de 3h)

 

2.

A frequência da disciplina é obtida pela participação em todas as aulas práticas de laboratório (obrigatórias), excepto nos casos previstos na lei, que deverão ser devidamente documentados. A parte prática da disciplina consiste na realização, em grupos de 3 ou de 4 alunos, de trabalhos práticos de laboratório, na preparação prévia desses trabalhos e discussão.

 

3.

A participação na sessão de apresentação de seminários é obrigatória, excepto nos casos previstos na lei, que deverão ser devidamente documentados. A apresentação do seminário é feita em grupo, mas a avaliação é individual. A apresentação e discussão terão a duração máxima de 25 minutos (15 min. apresentação seguida de 10 min. de discussão). 

Serão componentes da avaliação, os conteúdos, a apresentação e discussão do seminário.

 

4.

A participação presencial nas aulas teórico-práticas deverá abranger no mínimo 2/3 do total de horas leccionadas.

 

5.

O processo de avaliação da disciplina inclui avaliações separadas das partes teórica, apresentação de seminários, e prática, e será realizado de acordo com o Regulamento Geral para a Avaliação de Conhecimentos da Faculdade de Ciências eTecnologia.

 

6.

Estão excluídos da avaliação da parte teórica da disciplina os alunos que não tenham frequentado a parte prática da disciplina.

 

7.

Não se prevê qualquer sessão de repetição extraordinária de trabalhos práticos de laboratório. Se, por absoluta necessidade, o aluno/a tiver que faltar à sessão prática que lhe compete no horário, deverá realizar o trabalho durante outra sessão prática do mesmo trabalho, para o que deverá consultar o horário das práticas afixado.

 

8.

Se um aluno frequentar a parte prática mas não tiver tido aprovação na parte teórica da disciplina, é-lhe conferida a frequência da parte prática da disciplina.

 

 

 

 

 

 

 

 

II - Avaliação da disciplina

 

9.

A avaliação da disciplina consiste na realização de 2 testes teóricos individuais; 1 teste prático individual; e a apresentação de 1 seminário, em grupo. A média dos testes teóricos, não arredondada, corresponde a 60% da nota final da disciplina; o teste prático corresponde a 20% da nota final da disciplina; a apresentação de seminário corresponde a 20% da nota final da disciplina. Serão aprovados à disciplina os alunos que tenham obtido na média dos testes teóricos, e na nota final, classificação maior ou igual a 9.5 valores (numa escala de 0 a 20).

 

10.

A avaliação da parte teórica por exame final consiste num exame individual que inclui toda a matéria, e corresponde a 60% da nota final. Para obter aproveitamento, a classificação neste exame terá de ser igual ou superior a 9.5.

 

11.

Os alunos podem apresentar-se para melhoria de nota apenas na modalidade de exame final, que irá corresponder a 60% da nota final. Para tal, deverão seguir as normas vigentes. A nota do seminário ou do teste prático não estão sujeitas a melhoria.

Para os alunos com frequência obtida em anos anteriores, o cálculo da nota final será efectuado de acordo com o regulamento do ano correspondente.

Cursos