Faculdade de Ciências e Tecnologia

Geologia

Código

10351

Unidade Orgânica

Faculdade de Ciências e Tecnologia

Departamento

Departamento de Ciências da Terra

Créditos

3.0

Professor responsável

Ligia Nunes de Sousa Pereira de Castro

Horas semanais

3

Total de horas

54

Língua de ensino

Português

Objectivos

Nesta disciplina propedêutica pretende-se que os alunos adquiram um conhecimento de base amplo e minimamente aprofundado sobre as Geociências, assim como sobre o papel e importância da Geologia como ciência aplicada e de apoio à decisão na Engenharia do Ambiente.

Pré-requisitos

Não são exigidos requisitos prévios.

Conteúdo

Teóricas

1. Enquadramento da disciplina nas Ciências e Engenharia do Ambiente. Origem e significado dos termos: Geologia e Ciências da Terra. Objeto de estudo da Geologia e as disciplinas que a compõem.

2. Minerais e rochas. Origem, características, textura, composição e modo de formação das rochas ígneas, metamórficas e sedimentares. Métodos de classificação. Distribuição dos vários tipos de rochas na Terra.

3. Processos de sedimentação, ambiente de deposição e diagénese com base na interpretação e classificação das rochas sedimentares.

4. Origem e evolução da Terra. Aspectos gerais da evolução da Terra e da Vida. Os grandes intervalos de tempo geológico e Orogenias. Evolução do Homem. A evolução futura da posição dos continentes. Introdução à Cartografia Geológica. Alguns aspectos históricos da cartografia geológica portuguesa.

5. Recursos hídricos. Origem, natureza, distribuição, movimento e exploração. Preservação das águas subterrâneas e superficiais.

6. Geologia de Portugal e “Geomonumentos”. Património geológico e Geoconservação.  A Estratégia Nacional para a Conservação da Natureza e Biodiversidade. Património geológico e conceito de Geoparque.

7. Geomorfologia. Mapa geomorfológico e modelo digital de terreno. Formas de relevo e processos físicos e químicos com elas relacionados. Geologia no controlo morfológico do terreno. Carta geomorfológica de Portugal e as grandes unidades morfoestruturais.

8. Perigos e riscos naturais (geológicos) e induzidos. Georrecursos.

9. Geologia aplicada a obras de engenharia. Parâmetros físicos e mecânicos estudados para a caracterização geotécnica dos solos e das rochas. Estudos envolvidos na caracterização de terrenos para obras de engenharia.

10. Geologia e Ambiente (alterações climáticas).


Práticas

1. Minerais essenciais. O ciclo das rochas. Análise macroscópica dos principais tipos de rochas e respectivos processos geológicos. Localização em Portugal e principais aplicações das rochas.

2. Cartas topográficas. Mapas geológicos: perfis e interpretação.


Bibliografia

Bibliografia

Condie, K.C. & Sloan, R.E. (1998). Origin and Evolution of Earth. Prentice Hall, New Jersey, 485 p.

Press, F. Siever, R.; Grotzinger, J. & Jordan, T.H. (2003).  Understanding Earth. W. H. Freeman & Co., New York, 4ª ed.

Skinner, B. & Porter, S. (1992). The Dynamic Earth. John Wiley & Sons, Inc., New York, 2ª ed.

Matthews, M.; Simons, N. & Menzies, B. (2005). A short course in Geology for Civil Engineers. Thomas Telford, London, 302 p.

Vallejo, L.I.G. (Coord.) (2002).  Ingeniería Geológica. Prentice Hall, Madrid, 744 p.

Método de ensino

Aulas teóricas para exposição das matérias incluídas no programa e aulas práticas para estudo e observação de minerais e de rochas. Interpretar cartas geológicas e construir perfis geológicos.

Método de avaliação

A avaliação da disciplina divide-se em componente teórica (T) e componente prática (P).
 
• A avaliação contínua da disciplina é composta por 5 momentos de avaliação, 3 teóricos e 2 práticos:
 
T1–1ª parte teórica; T2–2ª parte teórica; T3–3ª parte teórica; P1–1ª parte prática; P2–2ª parte prática.
 
• A classificação final (F) é obtida da seguinte forma: F=(T + P)/2, em que T=(T1+T2+T3)/3 e P=(P1+P2)/2
 
• Para que o aluno possa ser considerado aprovado à disciplina, terá de cumprir os seguintes requisitos:
 
1º Ter obtido “frequência”, ou seja, ter registado presença num mínimo de 2/3 do total de aulas práticas (P) e do total de aulas teóricas (T) dadas ao longo do semestre;
 
2º Ter efectuado todas as componentes de avaliação teórica (T1, T2 e T3) e prática (P1 e P2);
 
3º Ter obtido, pelo menos, 6/20 valores na componente de avaliação P2;
 
4º A média final F>= 9,5/20 valores (escala 0-20).
 
•  No caso do 1º requisito não ser cumprido, o aluno fica excluído de frequência à disciplina; no caso de qualquer dos 3 últimos requisitos não ser cumprido, o/a aluno/a fica admitido/a a exame final.
 
• A obtenção de nota mínima (>= 6,0) na componente P2 da avaliação contínua, permite a dispensa dessa parte da avaliação na época de exame. Qualquer classificação parcial obtida nos restantes momentos de avaliação (T1, T2, T3, P1) será válida até ao final do ano lectivo.

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